sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

23/01/2015
MORTO AOS 90, REI ABDULLAH ERA VISTO COMO REFORMISTA E DEFENSOR DA PAZ NO ORIENTE MÉDIO 

Abdullah estava há várias semanas internado por causa de uma infecção pulmonar. Seu irmão, Salman, de 79 anos, assumirá a coroa. 
Abdullah ocupava o trono desde 2005 e enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos. Ele comandou por quase dez anos uma das sociedades mais conservadoras do mundo. 
Neste tempo, buscou estabelecer um equilíbrio entre manter as relações do país com o Ocidente e atender à opinião pública saudita. 
Criado sob o islamismo tradicional, Abdullah era visto, no entanto, como um agente de reformas e tornou-se um dos principais defensores da paz no Oriente Médio. EFE


CONFLITOS NA UCRÂNIA LEVAM A 5 MIL MORTES E 1 MILHÃO DE REFUGIADOS 


Mais de cinco mil pessoas morreram e um milhão de civis ficaram refugiados por conta do conflito separatista no Leste da Ucrânia que ocorre nos últimos nove meses. 
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo porta-voz da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Ocde), Michael Bociurkiw. 
Dos feridos, foram contabilizados 10 mil, na maior parte civis, vítimas de disparos nas regiões industriais do Leste da Ucrânia.
De acordo com a agência Lusa, somente nas últimas 24 horas pelo menos 34 civis e militares morreram, em confrontos entre as forças governamentais e os separatistas pró-russos. Destes, 13 civis faleceram em Donetsk quando o ônibus em que estavam foi atingido por um morteiro, de acordo com os serviços médicos da cidade. 
O governo de Kiev responsabilizou as milícias pró-Moscou pelo disparo contra o veículo de transporte de passageiros. Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).