sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

30/01/2015
PROMOTOR ALBERTO NISMAM É ENTERRADO NA ARGENTINA

O promotor Alberto Nisman foi enterrado nesta quinta-feira (29) em Buenos Aires. 
O corpo foi velado em uma cerimônia íntima nesta madrugada. O translado foi acompanhado por centenas de pessoas. A segurança no local foi reforçada com 110 oficiais. 
Na quarta-feira, o corpo do promotor foi levado do necrotério até um prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), lá foi realizado um ritual de lavagem de corpo, segundo a tradição judaica. 
Na porta do cemitério judaico La Tablada, um grupo de pessoas com flores, bandeiras da Argentina e cartazes com palavras de ordem, pediam justiça. Por: Francine Monteiro 


PARLAMENTO ITALIANO INICIA HOJE VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE NOVO PRESIDENTE 

Parlamentares italianos votam nesta quinta-feira para escolher o novo presidente do país, uma eleição que será um teste para a capacidade do primeiro-ministro Matteo Renzi de reunir seu dividido partido em apoio à sua agenda de reformas. 
A eleição foi convocada após a renúncia de Giorgio Napolitano, de 89 anos, no dia 14 deste mês. 
Em 2013 ele aceitou., com relutância, um novo mandato presidencial com o objetivo de encerrar uma crise política no país. A expectativa é que o vencedor não seja conhecido nesta quinta-feira. 
O pleito deve durar pelo menos até sexta-feira ou sábado. Para ser eleito, o novo presidente tem de obter a preferência de ao menos dois terços do grupo apto a escolher o novo chefe de Estado, composto por 630 deputados, 315 senadores, seis senadores vitalícios e 58 representantes regionais. Agência Estado 


EBOLA: NAÇÕES UNIDAS ADVERTEM QUE EPIDEMIA “AINDA NÃO ESTÁ CONTIDA” 


A epidemia de Ebola está diminuindo, mas o vírus ainda está presente em um terço das áreas dos três países da África Ocidental mais afetados, advertiu hoje (29) o coordenador da Organização das Nações Unidas David Nabarro para a luta contra a epidemia. “Ainda assistimos a crises ocasionais e algumas surpresas, com novos casos fora das nossas listas de contatos”, disse David Nabarro, na sede da União Africana, na véspera de uma cúpula de líderes, em que o ebola figura como ponto fundamental de discussão. “Isso significa que a epidemia não está contida ainda”, frisou. Segundo os mais recentes dados da Organização Mundial da Saúde, foram registrados mais de 20.200 casos, com 7.900 mortos. Os três países mais afetados são Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri. Agência Brasil 


JORDÂNIA EXIGE PROVA DE VIDA DE PILOTO ANTIDO PELO ESTADO ISLÂMICO 

O governo jordaniano exigiu nesta quinta-feira uma prova do Estado Islâmico de que o piloto jordaniano mantido pelo grupo ainda está vivo, apesar das ameaças postadas na internet, supostamente pelo grupo militante, de que mataria o tenente Muath al-Kaseasbeh a menos que uma iraquiana, integrante da Al-Qaeda e condenada à morte, fosse trocada pelo piloto até o pôr-do-sol no Iraque. 
O prazo final passou sem que fosse divulgado o que aconteceu com al-Kaseasbeh e o outro refém, o jornalista japonês Kenji Goto. A mulher de Goto, Rinko, que vinha se mantendo em silêncio até agora, fez um apelo desesperado pela vida do marido nesta quinta-feira, além de revelar que tem trocado e-mails com o grupo que capturou seu marido. 
“Nas últimas 20 horas, os sequestradores me enviaram o que parece ser sua última exigência”, disse ela em comunicado. 
Segundo ela, “se a prisioneira Sajida al-Rishawi não fosse libertada até o pôr-do-sol, o piloto jordaniano seria executado imediatamente”..Estadão Conteúdo 


ATAQUES CONTRA POSTOS MILITARES DEIXAM 26 MORTOS NO SINAI 

Pelo menos 26 pessoas, a maioria soldados egípcios, morreram em uma série de atentados contra instalações militares na Península do Sinai, no Egito. 
Terroristas usaram morteiros e um carro-bomba para atacar um quartel da polícia, uma base do Exército e a zona residencial onde vivem oficiais das forças de segurança em El Arish, capital do Sinai do Norte. 
Outros ataques aconteceram contra postos de controle em Rafah, na fronteira com a faixa de Gaza. 
O jornal estatal al-Ahram disse que sua redação na cidade de El Arish foi "completamente destruída". 
O escritório fica em frente a um hotel e a uma base militar que, segundo as fontes de segurança, eram os alvos dos bombardeios. Aliado dos terroristas do Estado Islâmico, o grupo radical egípcio Wilayat Sina reivindicou a autoria dos atentados. France Press 


INDONÉSIA VAI EXECUTAR SETE ESTRANGEIROS, APÓS REJEITAR PEDIDOS DE CLEMÊNCIA 

A Indonésia está pronta para executar sete estrangeiros que estão no corredor da morte, após rejeitar os pedidos de clemência, apesar das críticas por parte da comunidade internacional.
As autoridades já haviam informado que dois australianos condenados por tráfico de drogas tiveram os pedidos de clemência negados pelo presidente indonésio, Joko Widodo. 
Eles devem enfrentar, em breve, o pelotão de fuzilamento. O porta-voz do gabinete da Procuradoria-Geral, Tony Spontana revelou que também foram recentemente negados os pedidos de clemência de mais cinco estrangeiros, incluindo um brasileiro e um francês, também condenados por tráfico de drogas. 
No corredor da morte, estão, na mesma situação, mais quatro cidadãos indonésios. 
“No dia 17 de janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas. Ele foi o primeiro brasileiro executado por crime no exterior. 
Outro brasileiro, Rodrigo Gularte, de 42 anos, também está no corredor da morte na Indonésia. Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).