quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NACIONAIS

28/01/2015
DILMA ACONSELHA QUE MINISTROS DEEM SEQUÊNCIA AO PROJETO DO PT 

A presidente Dilma Rousseff em seu discurso de abertura, na primeira reunião ministerial de seu segundo mandato, aconselhou os 39 ministros para que trabalhem dando continuidade ao projeto político que foi implantado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelos partidos de base do governo em 2003. 
“Minha primeira recomendação para vocês, que vão compartilhar comigo a responsabilidade de governar, é trabalhar muito para darmos sequência ao projeto político que implantamos em 2003 e está mudado o Brasil para melhor”. 
O discurso foi transmitido pela NBR. Dilma falou sobre os avanços alcançados no combate a pobreza e miséria nos últimos anos e destacou que a prioridade deste mandato é a educação. 
“Deixei claro que um novo mandato para mim e para nós todos tem o objetivo principal de preparar o Brasil para a era do conhecimento, com prioridade nos investimentos na educação”. 
Ela falou da necessidade de elevar a competitividade da economia por meio da educação. 
Propus fazer do Brasil uma pátria educadora, e foi para isso que a maioria do povo brasileiro nos deu seus votos”, acrescentou. Por: Francine Monteiro/Diário do Poder 


LEVY: UMA ILHA (DE CINISMO) EM UM MAR DE MEDIOCRIDADE. OU: O PAPAGAIO DO PT 

Investidores do Brasil e do mundo resolveram se encantar com Joaquim Levy, o “fiscalista” ortodoxo que chegou para trazer bom senso a um governo esclerosado, incompetente e ideologizado, sem falar corrupto. 
Vai fazer o ajuste das contas, resgatar a confiança de todos. Eis a palavra-chave: confiança, repetida várias vezes em seus discursos e entrevistas em Davos. 
Mas dá mesmo para confiar em Levy? A julgar por suas palavras, não. Justamente porque as palavras não combinam com o governo que o emprega como ministro. 
Levy fala no plural, que eles decidiram mudar o curso das políticas econômicas, pois o cenário mudou, basicamente com a queda do preço das commodities. 
Ou seja, já começa assumindo o papel de advogado do nacional-desenvolvimentismo “anterior”, mitigando ou anulando a responsabilidade da própria presidente no caos que vivemos na economia (e que está apenas começando). É um papelão. 
BZ-As maquiagens feitas pelo então ministro Guido Mantega, para esconder a verdade da nossa economia, só serviram para diminuir nossa credibilidade e confiabilidade diante do mercado. Restabelecer isso, será o grande desafio do ministro Joaquim Levy. Isso se a presidente Dilma permitir.


SABESP PODERÁ IMPLANTAR RODÍZIO DE CINCO DIAS SEM ÁGUA, DIZ DIRETOR DA COMPANHIA 

Em visita ao município de Suzano, no interior de São Paulo, o diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Yoshimoto, afirmou que a concessionária pode adotar rodízio de cinco dias sem água por semana caso o volume de chuvas no Sistema Cantareira não aumente, segundo informações do portal G1. 
“O cálculo conceitual, teórico, para reduzir 15 metros cúbicos por segundos no Cantareira precisaria de um rodízio de dois dias com água por cinco dias sem água. 
Se for necessário, para não chegar no zero na represa, não ter mais água nenhuma para distribuir, lá no limite, se as obras não avançarem na velocidade que estamos planejando, podemos correr esse risco de um rodízio drástico”, explicou Yoshimoto, que estava acompanhado do governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB). 
Ainda de acordo com o G1, Alckmin não se manifestou sobre a possibilidade do rodízio. 
O gestor da Sabesp não informou, no entanto, em quanto tempo a medida poderá ser tomada, mas deixou claro que sua necessidade dependerá da avaliação dos órgãos reguladores de recursos hídricos, responsáveis pela definição da vazão do sistema. 
De acordo com Yoshimoto, o rodízio será necessário caso a captação tenha que ser reduzida a 10 ou 12 metros cúbicos por segundo. 
Na semana passada, a Agência Nacional das Águas (ANA) determinou à Sabesp a diminuição da retirada do Cantareira, até alcançar a meta de 13 metros cúbicos por segundo – a companhia ainda explorava, nesta terça (27), 16 metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).