quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

28/01/2015
DOIS SEGURANÇAS DO PROMOTOR NISMAN SÃO DESTITUÍDOS 

Dois encarregados da segurança de Alberto Nisman foram destituídos pelo chefe da Polícia Federal por não terem avisado aos superiores que não conseguiam entrar em contato com o promotor, encontrado morto no último dia 18. 
O suboficial Luis Miño e o sargento Armando Niz cometeram “falta grave” por não terem comunicado que tentaram falar com o procurador ao longo das 11 horas que antecederam a descoberta do corpo dentro do apartamento em que Nisman morava, em Buenos Aires. 
Eles chegaram ao local por volta das 11 horas, mas só informaram seus chefes depois das 22h40, quando um funcionário da empresa de serviços médicos e a mãe do promotor, Sara Garfunkel, já haviam entrado no apartamento. 


JIHADISTAS AMEAÇAM MATAR EM 24 HORAS REFÉNS JAPONÊS E JORDANIANO 

O grupo Estado Islâmico (EI) ameaçou executar nas próximas 24 horas um refém japonês e um piloto jordaniano, se Amã não libertar uma jihadista iraquiana presa e condenada à morte, segundo um novo vídeo postado na internet nesta terça-feira (27/1). 
O vídeo, postado em sites jihadistas, mostra uma foto do refém japonês Kenji Goto segurando a foto do piloto jordaniano capturado pelo EI, Maaz al-Kassasbeh, com a suposta voz de Goto formulando a ameaça. 
A iraquiana Sajida al-Rishawi, de 44 anos, está detida em uma prisão jordaniana desde sua condenação à morte em setembro de 2006 por atos terroristas que datam de 9 de novembro de 2005. 
Naquele dia, três atentados suicidas, um deles cometido por seu marido, atingiram três hotéis em Amã, causando 60 mortes. REUTERS 


ATAQUE A HOTEL DE LUXO NA CAPITAL DA LÍBIA DEIXA PELO MENOS NOVE MORTOS 

France Presse 
Nove pessoas, incluindo cinco estrangeiros, foram mortos nesta terça-feira em um ataque de várias horas lançado contra um hotel da capital líbia Trípoli por homens armados, que por fim detonaram seus explosivos dentro do estabelecimento. 
Além dos cinco estrangeiros, uma pessoa feita refém pelos terroristas e cuja nacionalidade não é conhecida morreu quando os homens armados acionaram seus explosivos, informou uma porta-voz dos serviços de segurança. 
Três membros da segurança também morreram no ataque."Perseguidos e cercados pelas forças de segurança no 21º andas do hotel, terroristas acionaram o cinto de explosivos que carregavam", declarou Issm al Nas. 
Outra fonte de segurança confirmou localmente esta informação. As forças de ordem líbias cercavam há várias horas o hotel Corinthia, muito frequentado por estrangeiros, após vários homens armados explodirem um carro-bomba e matarem três guardas, antes de invadirem o estabelecimento. 


BOMBARDEIOS MATAM QUASE 100 INSURGENTES NO PAQUISTÃO 

Pelo menos 92 insurgentes jihadistas morreram em bombardeios do Exército paquistanês nas regiões tribais do Waziristão do Norte e Khyber, no noroeste do Paquistão, informou o Exército paquistanês nesta quarta-feira. 
Nas regiões atacadas estão acontecendo operações militares para enfraquecer o movimento Talibã. Os bombardeios das forças militares foram feitos ao longo de terça-feira, dando prosseguimento à campanha militar contra os talibãs, intensificada depois que terroristas massacraram mais de 130 crianças em uma escola paquistanesa. 
Em um dos bombardeios no Waziristão do Norte, 53 insurgentes morreram, “entre eles doze estrangeiros”. Além disso, foram destruídos seis esconderijos, depósitos de munição e sete veículos carregados com explosivos. 
Segundo o Exército, os mortos nos ataques aéreos em vários pontos do Vale de Tirah, em Khyber, pertenciam ao principal grupo talibã do país, o Movimento dos Talibãs do Paquistão (ou TTP), e a outro grupo jihadista, o Lashkar-e-Islam. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).