quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

05/02/2015
NOVA FASE DA OPERAÇÃO LAVA-JATO CUMPRE 62 MANDADOS EM QUATRO ESTADOS 
Ih! Me pegaram. E agora?
Amanda Almeida , Jacqueline Saraiva A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira (5/2), a 9ª fase da Operação Lava-Jato. Os policiais cumprem 62 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. 
Há uma prisão preventiva, três temporárias e 18 conduções coercitivas, além de 40 mandados de busca e apreensão.
Nessa fase, os envolvidos são investigados por fraude à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. 
O tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, é um dos conduzidos Polícia Federal para prestar depoimento sobre a Operação Lava-Jato. 
Vaccari foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores do esquema. 
Além do mandado de condução coercitiva - quando a pessoa tem de ir à delegacia prestar depoimento, mas não é presa -, há um mandado de busca e apreensão sendo cumprido na casa do tesoureiro. 
BZ-Ainda não entendi porque esse malandro ainda está em liberdade, juntamente com o Renato Duque, que foi preso e solto por um “habeas-corpus” do ministro Teori Zavascki. 


DIRETORES DA PETROBRAS QUEBRAM ACORDO E ANTECIPARAM DEMISSÃO 

Os cinco diretores da Petrobras tomaram a decisão de antecipar a entrega dos seus cargos após a realização, na noite de terça-feira, de uma longa e tensa reunião de pouco mais de três horas com a presidente da companhia, Maria das Graças Foster. 
Ela se reuniu com os diretores depois de chegar do encontro que tivera à tarde com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. 
Segundo uma fonte próxima à estatal, ao serem informados por Graça que a presidente havia decidido pela troca da cúpula da empresa, eles afirmaram que não tinha mais sentido permanecerem nos cargos, principalmente após as pressões que a companhia estava recebendo. 
A reunião ocorreu na sede da Petrobras, no Centro do Rio. Os diretores que renunciaram a seus cargos são: José Formigli (Exploração e Produção), Almir Barbassa (Finanças), Alcides Santoro (Gás e Energia), José Figueiredo (Engenharia) e José Cosenza (Abastecimento).
Somente permancerão nos cargos o diretor Corporativo, José Eduardo Dutra, que está afastado por motivos de saúde, e o recém-emposado na nova diretoria de Governança, João Elek. O Globo. 


EX-DIRETOR DA PETROBRAS PEDE PERDÃO JUDICIAL 

O primeiro delator da Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, pediu perdão judicial. Em petição entregue nesta quarta feira, 3, à Justiça Federal, os advogados de Costa argumentam que a colaboração por ele prestada “foi a mais completa, fidedigna e eficaz que se possa imaginar”. 
Costa fez delação entre agosto e setembro, apontando o esquema de corrupção e propinas na estatal petrolífera. 
Ele citou os nomes de 28 políticos, entre deputados, senadores, ex- governadores e governador. 
Indicado pelo PP´ em 2004 para a Diretoria da Petrobras, Costa saiu em 2012. Em março de 2014 foi preso pela Operação Lava Jato. 
Ao fazer delação ganhou o benefício de prisão domiciliar. Apesar da delação, Costa não se livrou de uma série de denúncias do Ministério Público Federal. 
Formalmente, ele é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. Na resposta a uma dessas acusações, entregue nesta quarta-feira, 4, à Justiça, os advogados de Costa alegam que ele propiciou “o desbravamento de todas as linhas de investigação da Operação Lava Jato e suas consequências”. 


EIKE E FAMÍLIA TÊM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA 

O Globo RIO - O juiz federal Flávio Roberto de Souza ordenou na noite desta quarta-feira o bloqueio de bens do empresário Eike Batista, de seus dois filhos mais velhos, de sua ex-mulher Luma de Oliveira e da mãe de seu terceiro filho, Flávia Sampaio.
A ordem determina o bloqueio de R$ 1,5 bilhão de Eike, Thor, Olin, Luma e Flávia. O juiz também ordenou o bloqueio de um barco e de aeronaves do empresário, fundador das empresas x, e requereu informações de suas contas bancárias. 
 De acordo com o documento judicial, os dois filhos mais velhos de Eike, além de Luma e Flávia, foram beneficiados com doações do empresário. A assessoria de imprensa da Justiça Federal no Rio não comentou o caso. 
Os advogados de Eike foram procurados pela Bloomberg, mas não responderam ao contato. 
BZ-Eike Batista é o empresário-símbolo do Lulo-petismo. Deu errado e está encalacrado com a justiça. Lula cala. Se tivesse dado certo, estaria sendo objeto de elogios do Lula, falante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).