quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

NACIONAIS

05/02/2015
SERRA QUER CONVOCAR LEVY 

Será pelas mãos de José Serra o primeiro requerimento de convocação de Joaquim Levy ao Congresso. 
Serra quer que o ministro explique a política de concessão de empréstimos a taxas de juros baixas pelo BNDES diante do cenário de rigor fiscal. 
Cobrou Serra: - Não sou contra essa política, mas quero que o governo explique. Não existe um governo do Levy e outro da Dilma. O governo é um só. Por Lauro Jardim/VEJA
BZ-Realmente incoerente e o senador Serra entende do assunto.



FUNCIONÁRIOS PROTESTAM DIANTE DA SEDE DA PETROBRAS NO RIO 

No dia em que a Petrobras confirmou a saída da presidente Graça Foster e de mais cinco diretores, cerca de 200 pessoas protestaram em frende à sede da petroleira no centro do Rio de Janeiro. 
Eles atuam na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), paralisada em meio à crise que afeta a companhia e alvo de uma série de polêmicas ambientais. 
O grupo iniciou o protesto em frente à sede da companhia e após marchar por ruas do centro retornou ao prédio da empresa. Uniformes foram queimados aos gritos de "Petrobras, cadê você? Eu vim aqui para receber". 
BZ-Como sempre, os mais necessitados, os operários da construção do COMPERJ, que nada tem a ver com o bilionário desfalque, são os primeiros a pagar a conta, ficando sem seus empregos, e sem perspectiva de trabalho. 


DILMA QUER COUTINHO NA PETROBRAS; LULA, O MEIRELLES 

Atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho é o preferido de Dilma Rousseff para suceder Graça Foster na presidência da Petrobras, mas o ex-presidente Lula insiste na ideia de convidar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles para o cargo. 
Dilma, inclusive, chamou Coutinho pra conversar, ontem, para ouvir sua avaliação sobre a crise e sua visão para que a Petrobras supere as dificuldades. 
 Lula considera desnecessário retirar Luciano Coutinho do BNDES, “onde está dando certo”, e insiste em “agregar” Meirelles ao governo. 
Dilma resiste a Meirelles por razões ideológicas. Sempre o considerou “representante dos bancos internacionais” e desenvolveu horror a ele. 
 Além de tratar da substituição de Graça Foster, Dilma apressou as consultas para definir o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal. Dilma tem informações “apavorantes” sobre o que vem por aí na Lava Jato, dizem fontes do Planalto, daí a pressa de completar o STF. 
BZ-Com todo respeito ao “ex-presidente em exercício”, o Lula, cabem as perguntas: quem manda na Petrobrás – o Governo; quem manda no Governo – a presidente Dilma. Não vemos portanto, nenhuma razão para esta polêmica. Acontece que o Lula tem certeza de voltar a ser presidente do Brasil em 2018, e já está se preparando, preparando terreno. 


JUTAHY DIZ QUE BRASIL ENFRENTA CRISE POLÍTICA, ECONÔMICA E MORAL 

O deputado Jutahy Jr. (PSDB-BA) afirmou nesta terça-feira (3) que o Brasil foi tomado por uma crise política, econômica e moral. 
Da tribuna, o tucano apontou as diferenças entre o Brasil da propaganda de Dilma e o Brasil real. 
O tucano apontou ainda erros da presidente que levaram o país a enfrentar, agora, uma onda de aumentos de preços, tributos e juros – um pacote de maldades que estarrece a sociedade. 
“Um mês de governo e o país encontra-se estarrecido com tudo que está acontecendo. 
Os brasileiros estão presenciando o aumento do preço da gasolina, do custo da energia elétrica, das taxas de juros e do desemprego”, enumerou o tucano, ao destacar que as medidas adotadas neste inicio de ano certamente levarão o país a enfrentar uma recessão. Política Livre 


DEPUTADO QUE FALTAR À SESSÃO TERÁ DESCONTO NO SALÁRIO, DIZ CUNHA 

O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta quarta-feira, 04, que fará sessões no plenário da Casa de terça a quinta-feira e, se o parlamentar faltar, terá de arcar com desconto no salário. 
Até a última legislatura, encerrada em janeiro, o trabalho intenso na Câmara costumava se concentrar nas terças e quartas-feiras. Às quintas, a maioria dos deputados seguia para seus Estados de origem justificando, por meio da liderança de seus partidos, agendas político-partidárias. 
“Vamos acabar com a justificativa de falta por liderança. Será somente por licença médica ou missão oficial. Com isso, a gente espera que o plenário volte a votar às quintas-feiras à tarde, normalmente, como se fez há muitos anos”, afirmou Cunha ao final da sessão. 
Segundo o deputado, o parlamentar que não estiver presente vai levar falta e ter desconto, “como qualquer um”. Nesta quinta-feira, 05, a sessão está marcada para as 10 horas. 
Na próxima semana, por causa do carnaval, haverá sessões de segunda a quarta-feira. Daniel Carvalho, Estadão Conteúdo. 
BZ-Se não for arroubo de iniciante, o deputado Cunha começa bem... 


NAMORADA DE JOSÉ DIRCEU É EXONERADA DE CARGO NO SENADO 

Simone Patrícia Tristão Pereira, namorada do ex-ministro e condenado no mensalão, José Dirceu, foi exonerada do cargo que ocupava no Senado. 
De acordo com a Veja, Simone trabalhava na Casa desde agosto de 2013. Em 19 de dezembro passado, a ex-recepcionista e mãe da filha mais nova de Dirceu deixou o cargo de especialista em marketing de relacionamento do Instituto Legislativo Brasileiro, órgão de capacitação do Senado, pelo qual ganhava mais de R$ 12 mil mensais.
Coincidentemente, o emprego durou quase o mesmo tempo em que Dirceu ficou preso.
BZ-Cansou, nêga? Provavelmente cansou de não fazer nada. O emprego foi arranjado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, amigão do Zé Dirceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).