09/02/2015
FRANÇA PRENDE SEIS SUSPEITOS DE LIGAÇÃO COM REDE JIHADISTA
![]() |
Autoridades francesas detiveram seis pessoas na região de Toulouse, suspeitas de envolvimento em uma rede para enviar combatentes islâmicos ao exterior.
A ação, realizada na manhã deste domingo, foi a mais recente varredura a suspeitos radicais islâmicos desde os atentados realizados há cerca de um mês e que deixaram 20 mortos, incluindo os três extremistas franceses que comandaram os ataques.
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que as seis pessoas detidas neste domingo próximo às cidades de Toulouse e Albi, no sul da França, estão sob custódia.
Ele afirmou em um comunicado que elas foram detidas como parte de uma investigação sobre terrorismo e suspeitas de envolvimento em uma rede jihadista.
Cazeneuve não indicou se havia alguma ligação dos detidos com os homens por trás dos ataques de janeiro. Associated Press/AE
LÍDERES MUNDIAIS PRESSIONAM POR NEGOCIAÇÕES DE PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINOS
![]() |
Enviados dos Estados Unidos, das Nações Unidas, da União Europeia e da Rússia estão pressionando por uma retomada das negociações de paz entre Israel e palestinos "o mais rapidamente possível".
O chamado quarteto de mediadores do Oriente Médio se reuniu neste domingo, em encontro paralelo à Conferência Internacional de Segurança, que se realiza na Alemanha.
O grupo ficou, por muito tempo, afastado dos esforços de paz na região, a não ser pelas negociações mediadas pelos Estados Unidos, que entrou em colapso no ano passado.
Um comunicado do quarteto chamou ambos os lados "para evitarem ações que sabotem a confiança ou prejudiquem um resultado de status final". Segundo o grupo, é importante abordar os "desafios fiscais agudos" enfrentados pelos palestinos.
O quarteto também defendeu que o ritmo da reconstrução em Gaza precisa ser intensificado. por Estadão Conteúdo
O PAÍS ONDE UMA GRANADA CUSTA MENOS DO QUE UMA COCA-COLA
![]() |
| Pequenas e fáceis de esconder, mas com grande poder de fogo |
As granadas vêm da China ou da Bulgária. Os morteiros são do Sudão. Os lançadores de foguetes foram fabricados no Irã. As balas no Reino Unido, na Bélgica e na República Checa. Espanha e Camarões fornecem os cartuchos de espingarda. E a lista continua.
Um estudo detalhado das armas que circulam na República Centro-Africana revela dados interessantes sobre a indústria mundial de armamentos e como esses produtos acabam nas mãos dos rebeldes.
A pesquisa também sugere que o impacto do comércio de armas pode ser "duradouro" e "devastador" para o país, quando, por exemplo, a coalizão Seleka, formada por diferentes facções políticas e milícias, depôs o governo do presidente François Bozizé e instalou ali uma guerra civil, obrigando milhares de civis a deixarem suas casas. Andrew Harding/Correspondente da BBC News na África.
BZ-As guerras e conflitos armados em certos lugares do mundo, são negócios lucrativos, geridos pelos donos locais do poder, e que empregam muita gente. O resultado é a banalização da vida, mortes e mais mortes.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).