sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NACIONAIS

27/02/2015
BILHETE AÉREO PARA MULHER DE DEPUTADO É INCONSTITUCIONAL, DIZEM CIENTISTAS POLÍTICOS 

Ao autorizar o uso de verbas públicas para a compra de passagens aéreas de cônjuges de parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), expôs negativamente o Congresso Nacional, segundo analistas políticos. 
Na avaliação de especialistas em Ética e Política, a conduta de parlamentares que aumentam gastos públicos, em meio a um corte de gastos federais, podem ser avaliada como antiética e antirrepublicana, além de ser questionada no Supremo Tribunal Federal. Veja 
BZ-No momento em que se faz um enorme esforço para equilibrar as contas do governo, gastar dinheiro público com passagens aéreas para os cônjuges, soa estranho, intempestivo.



DESENVOLTURA DE LULA TORNA DILMA SUBPRESIDENTE 

Josias de Souza
Nas últimas 72 horas, Lula substituiu Aécio Neves no papel de líder da oposição. Fez três aparições, uma no Rio e duas em Brasília. 
Em todas elas apontou para os calcanhares de vidro de Dilma Rousseff. 
Com isso, diminuiu um governo que já havia começado por baixo. E converteu a inquilina do Planalto numa espécie de subpresidente da República. 
Numa noite, no Rio de Janeiro, Lula enfiou dentro de um discurso em “defesa” da Petrobras, uma crítica ao acanhamento de sua afilhada:
“A Dilma tem de levantar a cabeça e dizer: ‘Eu ganhei as eleições’.'' Na noite seguinte, em Brasília, queixou-se aos senadores do PT da incapacidade do governo de explicar à plateia os objetivos das medidas econômicas que enviou ao Congresso. 
BZ-O Brasil é o único país do mundo que tem um ex-presidente em exercício. Normalmente os ex-presidentes se aposentam, o Lula, ainda não. 


DEPOIS DOS POLÍTICOS, DILMA SE ATRITA COM MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 
Ministro Celso de Mello, usou palavras duras em relação à presidente Dilma
Ricardo Noblat 
Não me lembro de ter ouvido algum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) dizer o que disse, ontem à tarde, Celso de Mello, o mais antigo deles, a respeito do presidente da República. Celso classificou de “omissão irrazoável e abusiva” de Dilma o fato de ela ainda não ter indicado um nome para preencher a vaga aberta no tribunal há sete meses com a aposentadoria de Joaquim Barbosa. 
Mais claro, direto e destemido impossível. Disse Celso: - Essa omissão irrazoável e abusiva da presidente da República já está interferindo no resultado dos julgamentos. Novamente, adia-se um julgamento. 
Nós estamos realmente experimentando essas dificuldades que vão se avolumando. É lamentável que isso esteja ocorrendo. 
BZ-Tudo isso está acontecendo porque a presidente Dilma ainda não indicou o substituto do ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014. O fato do STF trabalhar com apenas 10 juízes ao invés dos 11 regimentais, permite empates em questões importantes, etc... Diz-se que a demora da presidente Dilma seria um “castigo” ao STF, por não terem sido “leves” no julgamento do mensalão. Mais uma área de atrito da presidente Dilma, é tudo que ela não desejaria e nem pode suportar. 


PROGRAMA DO PMDB APRESENTA DISCURSO SOBRE ‘ESCOLHAS’ E NÃO CITA DILMA 

O programa partidário do PMDB, que foi ao ar na noite desta quinta-feira, em cadeia nacional de televisão, exibiu um discurso com enfoque nas “escolhas” do eleitor na eleição presidencial e nas do próprio partido dentro do governo. 
Os principais líderes do partido participaram do programa com uma fala unificada sobre as “escolhas” que a legenda fez. Com uma abordagem mais focada na sigla e menos no governo, os peemedebistas não citaram a presidente Dilma Rousseff. 
“Em 2014, vivemos um momento efervescente da democracia. O Brasil ficou como há muito não se via: dividido nas opiniões. Tivemos as eleições mais acirradas nos últimos 25 anos; excessos foram cometidos, mas a liberdade de escolha esteve acima de tudo e nada tirou o brilho da festa”, afirmou a apresentadora, na abertura do programa.
“O Brasil, democrática e legitimamente, escolheu seus representantes, escolheu aqueles que terão a responsabilidade de conduzir o País nos próximos anos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).