domingo, 1 de março de 2015

INTERNACIONAIS

01/03/2015
PEPE MUJICA, O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO 
Resultado de imagem para PEPE MUJICA, O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO
O presidente Mujica e sua esposa, que também é senadora e vivem em um sítio nos arredoresde Montivideu
A festa de despedida do presidente Jose Pepe Mujica foi ontem (27), quando uma pequena multidão lotou a Praça da Independência, no centro de Montevidéu, para homenagear o homem que colocou o pequeno pais no mapa. 
“Ate Mujica virar presidente, ninguém sabia muito bem o que era o Uruguai – agora estamos cheios de estrangeiros que querem morar aqui para seguir o exemplo de vida de Pepe”, explicou à Agência Brasil o comerciante Pablo Macarena. 
O ex-guerrilheiro, que passou 13 anos preso na ditadura uruguaia, nao renovou o guarda-roupa, nem trocou de casa ou carro, quando assumiu a presidência, em 2010
Mujica ganhou o apelido de “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo austero – ele doa quase todo o salário para financiar obras sociais e dirige um velho fusca (que um xeque árabe quis comprar por 1 milhão de dólares, e Mujica se recusou a vender). 
Na festa de despedida, Pepe Mujica recebeu de presente a bandeira uruguaia, que o acompanhou nos cinco anos de governo. 
O presidente agradeceu o povo pelo carinho, mas também pelas criticas. “Querido povo, obrigado por seus abraços, por suas criticas, por seu carinho e, sobretudo, obrigado por seu companheirismo todas as vezes nas quais me senti sozinho na presidência”, disse Mujica. 
BZ-No Uruguai, país também capitalista, existem ricos e pobres. O presidente Mujica, trata-os todos como ‘povo uruguaio”, não semeia a cizânia, a luta de classes entre eles, a divisão entre "nois" e eles, e o resultado aí está: um país tranquilo, sem violências, com empregos, estabilidade política, desenvolvimento, etc... Um exemplo a ser seguido por muitos políticos, quando suas vaidades permitirem. 


CUBA INDICA “PROGRESSOS” NAS NEGOCIAÇÕES COM OS EUA 

Cuba “registou progressos” nas negociações com os Estados Unidos sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura de embaixadas nos dois países disse hoje (27) a diplomata cubana Josefina Vidal. 
“Tivemos uma boa reunião. Registramos progressos nas negociações”, disse aos jornalistas a diretora responsável pelos assuntos relacionados com os Estados Unidos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba. 
Este foi o segundo encontro oficial entre os representantes dos dois países depois do anúncio, em dezembro passado, sobre o reatamento de relações entre os Estados Unidos e Cuba, sem relações diplomáticas desde 1959. 
A diplomata cubana disse também que, apesar do governo reclamar a saída de Cuba da lista de países patrocinadores de terrorismo do governo norte-americano, não é uma “pré-condição” para retomar as relações bilaterais com os Estados Unidos. Agência Lusa 


COM ÁGUA DO MAR NA DESCARGA, HONG KONG DÁ EXEMPLO DE CONSERVAÇÃO HÍDRICA 

Rafael Barifouse/Da BBC Brasil em São Paulo 
Uma enorme quantidade de água potável é hoje usada para dar descarga: o uso sanitário representa cerca de 30% do consumo doméstico, segundo a ONG britânica Waterwise, e até 70% do uso em edifícios comerciais. 
Mas existe uma alternativa para evitar o desperdício, especialmente em um país com um litoral tão extenso quanto o do Brasil: utilizar a água do mar. 
É o que faz Hong Kong, onde 80% dos 7,2 milhões de habitantes têm suas descargas abastecidas com água salgada. A prática começou há mais de cinco décadas por causa da falta d’água crônica na ilha, que se tornou desde então uma referência mundial em conservação hídrica neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).