domingo, 29 de março de 2015

INTERNACIONAIS

29/03/2015
MILHARES VÃO ÀS RUAS DA TUNÍSIA PROTESTAR CONTRA O TERRORISMO 

Milhares de pessoas participam de uma passeata contra o terrorismo na Tunísia. Há quase duas semanas 21 pessoas foram mortas em um ataque a um museu do país. 
Manifestantes tomaram as ruas de Tunis. Entre os convidados internacionais que confirmaram presença estão o presidente francês, François Hollande e o chefe de estado polaco, Bronislaw Komorowski. 
Além do chefe da diplomacia espanhola, José Manuel Garcia-Margallo. 
O protesto é contra o terrorismo e em solidariedade às vítimas do ataque contra o Museu Nacional do Bardo, o mais prestigiado do país e localizado ao lado do Parlamento. 
O ato terrorista foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico. Forças de segurança da Tunísia mataram nove militantes em uma ação próxima à região de Gafsa, no sudoeste do país. 
A operação aconteceu horas antes de milhares de tunisianos se reunirem na marcha de solidariedade. A investida também é uma resposta ao ataque terrorista ao Museu Bardo. Band News 


ESTADO ISLÂMICO TOMA MAIS UMA CIDADE NA SÍRIA 

Grupo terrorista Estado Islâmico toma a cidade de Idlib e amplia ocupação na região oeste da Síria. 
O avanço da milícia indica mais uma vitória dos extremistas contra o Exército sírio. Agora, o Estado Islâmico domina duas importantes províncias do país. 
A ocupação de Idlib também dá ao grupo terrorista uma vantagem estratégica. A cidade fica perto da fronteira com a Turquia. E algumas estradas que dão acesso ao país vizinho estão sob controle dos rebeldes. 
As Forças Armadas sírias dizem ter reforçado o contingente militar naquela região, para evitar uma expansão ainda maior dos insurgentes. 
Os Estados Unidos lideram uma coalizão internacional que bombardeia pontos estratégicos do Estado Islâmico. Embora os ataques aéreos se repitam praticamente todas as semanas, os extremistas continuam ativos entre a Síria e o Iraque. 
O objetivo de grupo é instaurar um califado entre os dois países. Band News 


ATAQUE DO BOKO HARAM MATA PELO MENOS 15 PESSOAS EM DIA DE ELEIÇÃO NA NIGÉRIA 

Um ataque do grupo extremista Boko Haram matou pelo menos 15 pessoas neste sábado (28) na Nigéria. Bombas explodiram perto de postos eleitorais e mataram um político da oposição, segundo o G1. 
Neste final de semana acontece a primeira disputa eleitoral no país desde o final do regime militar, em 1999. 
O candidato da oposição é cotado para vencer o pleito contra o atual presidente Goodluck Jonathan e por isso já existia um temor de que pudessem acontecer ataques. 
Ainda de acordo com o G1, em diferentes cidades nigerianas pessoas foram baleadas enquanto aguardavam na fila para votar. Em seis anos, o Boko Haram já matou mais de 13 mil pessoas, principalmente no norte da Nigéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).