terça-feira, 3 de março de 2015

NACIONAIS

03/03/2015
SINDICALISTAS PROTESTAM CONTRA MUDANÇAS EM BENEFÍCIOS TRABALHISTAS 

Manifestantes ligados a centrais sindicais organizam atos na manhã desta segunda-feira, 2, contra as medidas provisórias 664 e 665, editadas pelo governo federal no final do ano passado para alterar regras de acesso a benefícios trabalhistas. 
Há protestos em São Paulo, Recife e outras capitais. As mudanças, que fazem parte do ajuste fiscal promovido pela nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, entram em vigor nesta segunda. 
Em São Paulo, centenas estão em frente à sede do Ministério do Trabalho e o termo mais utilizado pelos líderes no carro de som é "retirada de direitos". 
Há faixas citando a presidente Dilma Rousseff e sua promessa de não mexer nos direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa". "Dilma mentiu e a vaca tossiu", diz uma das faixas, em referência a declarações da presidente durante a campanha eleitoral no ano passado, quando afirmou que benefícios não deixariam de existir "nem que a vaca tussa". 
O discurso do governo federal sobre as medidas é que ela não retira direitos, mas corrige distorções. Diário do Poder 


GOVERNO DILMA, CADA DIA COM A SUA AGONIA. INFLAÇÃO SOBE PARA 7,47%, JUROS PARA 13% E PREVISÃO DO PIB PARA (-)0,58% EM 2015.

Diante de uma expectativa de inflação cada vez maior, os analistas de mercado passaram a contar com uma elevação maior na taxa básica de juros, a despeito do enfraquecimento da economia neste ano.
É o que mostra o boletim Focus, do Banco Central, que apura semanalmente previsões junto a cerca de cem instituições. Na edição de hoje, a mediana dos analistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu pela nona semana consecutiva, de 7,33% para 7,47%. 
Para o mês de fevereiro, a previsão foi de 1,04% para 1,07%. Essa alta da inflação responde a preços administrados mais salgados, cuja estimativa subiu de 10,4% para 11%, e a um câmbio mais depreciado. 
Os analistas veem o dólar terminando o ano em R$ 2,91, ante R$ 2,80 há quatro semanas. (Valor) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).