segunda-feira, 20 de abril de 2015

INTERNACIONAIS

20/04/2015 
ESTUDANTE MATA PROFESSOR E FERE QUATRO EM ESCOLA NA ESPANHA 

O estudante de 13 anos entrou armado com uma besta - uma espécie de espingarda, com um arco acoplado ao cano - no Instituto Joan Fuster, em Barcelona. Ele matou um professor substituto e feriu outras quatro pessoas. De acordo com o jornal El País, o aluno também carregava um punhal e uma arma de chumbinho. Três das vítimas estão em condição estável em um hospital da capital espanhola. A quarta pessoa ferida no ataque já recebeu alta. Na Espanha, menores de 14 anos são imputáveis, ou seja, não podem ser julgados nem detidos por crimes. Nesses casos, devem ser adotadas apenas medidas sócio-educativas. Band News 


NAUFRÁGIO DE EMBARCAÇÃO NO MEDITERRÂNEO DEIXA 700 IMIGRANTES DESAPARECIDOS 

Um navio pesqueiro com mais de 700 imigrantes afundou no canal da Sicília, confirmou neste domingo (19) a porta-voz do Acnur na Itália, Carlotta Sami. 
Elas tinham como destino o país latino. Sami explicou que um dos 28 sobreviventes do naufrágio assegurou que na embarcação viajavam mais de 700 pessoas, ainda desaparecidas. 
De acordo com a Agência EFE, a Guarda Costeira italiana pediu a um navio português que navegava perto da região que se desviasse até o local onde estava a embarcação após receber um pedido de socorro. 
Quando o navio português se aproximava da embarcação dos imigrantes, estes "se colocaram todos no mesmo lado da embarcação e provocaram seu afundamento". 
A embarcação portuguesa iniciou então os trabalhos de resgate. Neste momento, as embarcações da Itália e de Malta trabalham na busca de sobreviventes. 


COMISSÃO EUROPEIA SE REÚNE APÓS NAUFRÁGIO COM 700 IMIGRANTES 

Ministros da União Europeia estão reunidos, nesta segunda-feira, para discutir a crise de imigração no Mediterrâneo. 
Ontem, uma embarcação com cerca de setecentas pessoas naufragou na costa da Líbia. 
Apenas 28 sobreviventes foram resgatados, até agora. Ministros de Relações Exteriores e do Interior europeus foram convocados para uma reunião de emergência, em Luxemburgo. 
A alta representante da Comissão Europeia, Federica Mogherini, disse que a Europa tem o "dever moral" de evitar as mortes no Mediterrâneo. 
A rota utilizada por imigrantes africanos para chegar à Itália se tornou a mais fatal do mundo, segundo a ONU. Nesta segunda-feira, uma embarcação com os corpos de 24 pessoas chegou à costa de Malta. 
Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas. No último domingo, o primeiro-ministro Matteo Renzi disse que a Itália não pode enfrentar o problema sozinha, e que é necessário impedir o tráfico humano e evitar que barcos deixem a Líbia. 
O papa Francisco também fez um novo apelo à comunidade internacional, pedindo que "atue com decisão e prontidão" contra esse tipo de tragédia. EFE


VÍDEO DO ESTADO ISLÂMICO MOSTRA EXECUÇÕES DE CRISTÃOS ETÍOPES 
Resultado de imagem para VÍDEO DO ESTADO ISLÂMICO MOSTRA EXECUÇÕES DE CRISTÃOS ETÍOPES

O grupo radical Estado Islâmico divulgou neste domingo (19) um vídeo que mostra a execução de vários homens, apresentados como cristãos etíopes capturados na Líbia. 
Com 29 minutos, o vídeo, divulgado em sites jihadistas, mostra um grupo de pelo menos 12 homens sendo degolados em uma praia e outro grupo, de 16 homens, mortos a tiro em área deserta. 
Em fevereiro, o grupo jihadista já tinha divulgado vídeo mostrando a decapitação de 21 homens, a maioria egípcios coptas, em uma praia, numa encenação parecida com a das imagens divulgadas besse domingo. 
Um homem vestido de negro aparece falando em inglês sobre a batalha entre "a fé e a blasfêmia", e os condenados são apresentados como membros "da Igreja etíope inimiga". 
O Estado Islâmico assumiu o controle de parte dos territórios da Síria e do Iraque, onde proclamou um califado e onde tem multiplicado os abusos, utilizando os vídeos como armas de propaganda. REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).