terça-feira, 21 de abril de 2015

INTERNACIONAIS

21/04/2015
BRASIL CONDENA ATAQUE TERRORISTA NA SOMÁLIA 

O governo brasileiro condenou o ataque que deixou pelo menos seis pessoas mortas nesta segunda-feira (20) na Somália. Uma bomba explodiu um carro e causou a morte de funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). 
Segundo o ministério das Relações Exteriores, os servidores somalis e estrangeiros pertenciam ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e dedicavam suas vidas à melhoria da situação das crianças e famílias somalis. 
“Ao reafirmar seu firme repúdio a todos os atos terroristas, quaisquer que sejam suas motivações, o governo brasileiro transmite suas condolências e sua solidariedade aos familiares das vítimas, e reitera seu apoio aos esforços do governo somali e das Nações Unidas em prol da paz, do desenvolvimento e da consolidação das instituições naquele país”, diz ainda o Itamaraty, por meio de nota. 
De acordo com informações da Agência Lusa, a polícia local acredita que um explosivo tenha sido colocado no carro perto do gabinete das Nações Unidas. Abdulahi Mohamed, da polícia de Puntland, região autônoma que tem Garowe como capital, esclareceu que “a base da ONU não foi atingida”. Paulo Victor Chagas, Agência Brasil 
BZ-O Brasil começa a mudar de rota, repudiando as irracionais ações de grupos extremistas.


CORREDORES DA ETIÓPIA E DO QUÊNIA VENCEM MARATONA DE BOSTON 

Sob forte esquema de segurança, corredores da Etiópia e do Quênia venceram a Maratona de Boston, nesta segunda-feira. Depois de cruzar a linha de chegada, o maratonista da Etiópia Lelisa Desiza gritou "Boston Forte!", uma versão do lema adotado pela cidade após o atentado de 2013, que matou três pessoas e feriu outras duzentas e sessenta e quatro. 
Desiza passou na frente dos rivais em uma arrancada e terminou a corrida em duas horas e nove minutos e dezessete segundos. 
A vencedora da prova feminina foi a corredora do Quênia Caroline Rotich. A queniana teve um fim de prova mais dramático e ultrapassou Mare DiBaba, da Etiópia, para fechar a corrida com o tempo de 2 horas 24 minutos e 55 segundos. 
Dois anos após a prova ter sido alvo de um atentado a bomba, o evento transcorreu bem. 


EUA ENVIAM NAVIO DE GUERRA AO IÊMEN PARA EVITAR QUE IRÃ FORNEÇA ARMAS 

A marinha norte-americana está enviando o porta-aviões USS Theodore Roosevelt ao Golfo de Áden na tentativa de desencorajar o Irã de fornecer armas aos rebeldes iemenitas. 
A embarcação se junta a outros nove navios dos EUA na região. Washington vem aumentando sua presença no local na tentativa de sufocar as ações do grupo rebelde Houthis, que tomou o poder no Iêmen nos últimos meses. 
Os EUA temem que o conflito possa se espalhar pela região. Associated Press/Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).