quarta-feira, 1 de julho de 2015

INTERNACIONAIS

01/07/2015
DILMA DIZ QUE CONVERSOU COM OBAMA SOBRE SITUAÇÃO DA VENEZUELA 

A presidente Dilma Rousseff afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo que um outro assunto tratado no encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi a situação da Venezuela, que marcou suas próximas eleições para o dia 6 de dezembro. 
“Conversamos sobre isso e isso foi muito comemorado”, disse a presidente, ao afirmar que tanto ela quanto Obama “ficaram felizes” com a marcação das eleições venezuelanas. 
A declaração foi dada na chegada da presidente à Câmara Americana de Comércio, onde participa de reunião com empresários para mais uma vez falar dos projetos que o governo brasileiro tem na área de infraestrutura. 
Dilma fez o trajeto de cerca de 200 metros da Blair House – casa de hóspedes do governo norte-americano – até a Câmara a pé. 
Ela estava acompanhada dos ministros Jaques Wagner (Defesa), Nelson Barbosa (Planejamento), Renato Janine (Educação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia). 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também foi a pé da Blair House para o local do evento, mas chegou antes da presidente Dilma. Ele se recusou, no entanto, a responder qualquer pergunta sobre os reflexos da crise grega na economia brasileira. 
A presidente neste momento faz mais uma palestra, o último compromisso oficial em Washington. A previsão é de que, às 19h (horário local), ela embarque para São Francisco. Estadão Conteúdo 


CUBA ZERA TRANSMISSÃO DE HIV DE MÃE PARA FILHO 

Cuba é o primeiro país do mundo a receber o certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da transmissão de mãe para filho do vírus HIV e da sífilis
O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pela própria entidade. “Eliminar a transmissão de um vírus é uma das maiores vitórias que se pode obter em termos de saúde pública. 
Essa é uma grande vitória na nossa luta contra o HIV e um passo importante rumo a uma geração livre da Aids”, declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS. 
Segundo a organização, todos os anos, 1,4 milhão de mulheres soropositivas espalhadas pelo mundo dão à luz. Sem o tratamento adequado, o risco de transmissão do vírus durante a gravidez, o parto e o aleitamento varia entre 15% e 45%. Do contrário, esse número cai para 1%. 
Em 2014, 240 mil bebês nasceram com o HIV, quase a metade dos 400 mil de 2009, mas muito longe da meta para 2015, que é de 40 mil. O Globo 
BZ-É um grande avanço para a medicina, especialmente no sentido de encontrar uma vacina ou a cura da própria doença. 


GRÉCIA NÃO PAGA DÍVIDA AO FMI E ENTRA OFICIALMENTE EM CALOTE 
Resultado de imagem para GRÉCIA NÃO PAGA DÍVIDA AO FMI E ENTRA OFICIALMENTE EM CALOTE

Acabou às 19h de Brasília o prazo para a Grécia pagar cerca de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Sem ter quitado a parcela do resgate financeiro, o país entrou oficialmente em calote com os credores internacionais. 
Com o calote, a Grécia deixará de ter acesso aos empréstimos do FMI e perde direito de voto no fundo. O não pagamento da dívida pode fazer o país sair da zona do euro, grupo de países que adotam a moeda única. Mais cedo, o país tinha pedido ao FMI para adiar o pagamento das parcelas por quatro meses. 
O governo grego recorreu a um mecanismo, usado na década de 1990 pela Nicarágua e pela Guiana, que permite que países beneficiados por linhas de socorro do fundo adiem o pagamento de três a cinco anos, tempo de duração dos empréstimos. 
Em nota, o FMI confirmou o não recebimento da parcela e informou que o pedido da Grécia para estender o prazo de pagamento ainda será avaliado. 
“Informamos nosso Comitê Executivo de que a Grécia está agora em atraso e que só pode receber financiamentos do FMI uma vez que as pendências estejam sanadas. 
Também confirmamos que o FMI recebeu um pedido das autoridades gregas por uma extensão da obrigação de pagamento que vencia hoje, que ainda irá para discussão do Comitê Executivo”. 
Hoje, os ministros de Finanças da zona do euro recusaram o pedido do governo grego de estender o programa de resgate financeiro. Sem acesso às linhas especiais de crédito, a Grécia não teve dinheiro para pagar a parcela devida ao FMI. 
Gastos públicos elevados e descontrole das contas, entre outros motivos, levaram a Grécia à atual situação. Em assistência financeira desde 2010, o país recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional totalizando 240 bilhões de euros. Em troca, o governo grego comprometeu-se a cumprir duras medidas de austeridade. 
Os aumentos de impostos, a redução de benefícios sociais e o corte de gastos públicos puseram a população em um grande aperto financeiro. 
No início do ano, Alexis Tsipras, líder da legenda radical de esquerda Syriza, venceu as eleições prometendo renegociar a dívida com os credores internacionais e rever a política de austeridade. Wellton Máximo, Agência Brasil 
BZ-O governo grego  não aceitou impor novos sacrifícios à população grega, para a obtenção de novos empréstimos. Resta saber se a Grécia continua membro da CEE-Comunidade Econômica Europeia e se vai continuar adotando o Euro como sua moeda. Como isso nunca tinha acontecido, não se sabe ao certo quais serão as consequências.  


EX-PRESIDENTE ESPANHOL DIZ QUE VERDADEIRA CRISE DO BRASIL É POLÍTICA 
Resultado de imagem para EX-PRESIDENTE ESPANHOL DIZ QUE VERDADEIRA CRISE DO BRASIL É POLÍTICA

O ex-presidente da Espanha, Felipe González, disse ontem (29), em entrevista ao programa Brasilianas.org, que a verdadeira crise do Brasil é política e não econômica. 
Segundo ele, a Europa passou por crise muito pior. “Vejo o Brasil bem. Vive a crise econômica como se fosse um desafio muito sério, mas não é. Vejo a crise política mais grave que a econômica
Grave foi a crise que vivemos, a crise que vive a Grécia. Isso sim é grave.” 
Para González, os partidos políticos ainda não sabem responder a era das redes sociais, “por onde a população manifesta atualmente suas opiniões sobre o governo”. 
Segundo ele, há uma demanda de diálogo nesse espaço que os partidos não observam. “O que se precisa é de um segmento atento às iniciativas que surgem das redes sociais, de modo a tentar dialogar e interatuar com elas, porque uma parte dessas iniciativas expressam um desejo de participação na coisa pública não canalizado através dos partidos”, acrescentou. 
No programa, exibido pela TV Brasil, o ex-presidente espanhol afirmou que o único político que sabe agir nas redes sociais é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 
“Obama colocou uma equipe de jovens contestando as iniciativas de redes sociais, por exemplo do Facebook”. Marcelo Brandão, Agência Brasil 


HOMEM SE IMOLA EM TREM-BALA NO JAPÃO 

Um homem ateou fogo ao próprio corpo em um trem-bala no Japão, informou a televisão estatal NHK. Além dele, uma mulher morreu. 
O trem viajava de Tóquio para Osaka com cerca de mil pessoas a bordo. Ao menos seis outras pessoas ficaram feridas, disseram equipes de emergência. 
Todos os trens desta linha foram interrompidos. Autoridades não deram indícios sobre os motivos que levaram o homem a se imolar, mas estão considerando o caso como suicídio. 
Os trens-bala japoneses têm um ótimo histórico de segurança e esta é a primeira morte registrada no sistema desde o início das operações, há mais de 50 anos. BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).