terça-feira, 7 de julho de 2015

INTERNACIONAIS

07/07/2015
ESTADOS UNIDOS JÁ INVESTIGAM DEL NERO E PAGAMENTOS FEITOS PELA EMPRESA TRAFFIC 

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, é alvo de uma investigação por parte da Justiça americana. 
Fontes próximas à investigação informaram à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo com exclusividade que a apuração já está em curso em Nova York. 
Por se tratar ainda de uma investigação, nenhum detalhe será revelado até que existam provas suficientes para um pedido de indiciamento por parte dos americanos. 
Pessoas próximas ao caso dizem que, se forem comprovadas suspeitas contra Del Nero, pode ocorrer um pedido de prisão e até mesmo de extradição do brasileiro - o que seria difícil ocorrer enquanto ele não sair do Brasil. 
Del Nero não viajou ao Chile para a Copa América e seu próximo compromisso no exterior seria no dia 20, em Zurique, para uma reunião da Fifa. Por enquanto, um dos principais focos do trabalho dos investigadores é traçar a origem e o destino de alguns depósitos feitos para dirigentes da CBF. 
A apuração se debruça sobre pagamentos feitos por José Hawilla, dono da Traffic. A Justiça aponta como o empresário brasileiro foi obrigado a compartilhar um contrato que tinha com a CBF para os direitos da Copa do Brasil com a Klefer a partir de 2011. 
Para o período entre 2015 e 2022, a Klefer pagaria à CBF R$ 128 milhões pelo torneio, minando a posição privilegiada que Hawilla tinha desde 1989. por Jamil Chade | Estadão Conteúdo 


MERKEL E HOLLANDE DIZEM QUE PORTAS SEGUEM ABERTAS PARA NEGOCIAÇÕES COM A GRÉCIA 

Os líderes da Alemanha e da França, Angela Merkel e François Hollande, afirmaram que respeitam o voto dos gregos contra os termos atrelados a uma nova ajuda internacional para o país e disseram que as portas permanecem abertas para negociações com o objetivo de manter a Grécia na zona do euro. 
Em entrevista à imprensa, Merkel destacou a importância de a Grécia assumir responsabilidade pela reforma de sua economia, enquanto Hollande comentou ser importante a Europa mostrar solidariedade com os gregos. 
“As portas permanecem abertas, mas as condições para um novo programa de resgate ainda não são adequadas”, declarou Merkel. “A última proposta dos credores à Grécia foi muito generosa”, acrescentou. Hollande, por sua vez, lembrou que “não há muito tempo para a Grécia e a Europa chegarem a um acordo”. 
Merkel e Hollande se reuniram em Paris nesta segunda-feira. As breves declarações que fizeram na coletiva foram uma prévia do tom que deverá ter a reunião de cúpula da zona do euro marcada para amanhã em Bruxelas para tratar da situação da Grécia. 
Os dois líderes afirmaram ser urgente chegar a uma solução para os problemas financeiros gregos. Merkel pediu que o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresente propostas esta semana. Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires 


ESTADO ISLÂMICO RETOMA CONTROLE DE CIDADE NA SÍRIA E DIVULGA VÍDEO DE EXECUÇÃO 

O grupo Estado Islâmico recuperou o controle da cidade de Ein Issa, ao norte da Síria, que havia sido capturada por militantes curdos há duas semanas, disse nesta segunda-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos com base na Grã-Bretanha. 
Além disso, o grupo divulgou um vídeo que mostra a execução de dois espiões sírios. 
A recaptura da cidade, descrita como “livre” pelo Estado Islâmico, veio depois da principal milícia curda, conhecida como Unidade de Proteção às Pessoas, ou YPG, ter capturado diversas regiões dos extremistas, incluindo a cidade de fronteira Tal Abyad, um ponto principal para o comércio e contrabando dos combatentes do Estado Islâmico. 
No início desta segunda-feira, o Estado Islâmico divulgou um novo vídeo com imagens do grupo matando dois homens sírios em seu reduto, a cidade de Raqqa. 
No vídeo, os extremistas dizem que os homens eram espiões que filmavam e fotografavam imagens que eram enviadas a uma pessoa no exterior.
Os sírios de identificaram como Faysal Hussein Habibi, de 21 anos, e Abdul-Azim Bishr, de 20 anos, e disseram que recebiam US$ 400 por mês pelas filmagens. 
Os dois estavam amarrados em uma árvore quando homens mascarados atiraram em suas cabeças. Estadão 


MAIS DE 40 PESSOAS MORREM EM DUAS EXPLOSÕES NO CENTRO DA NIGÉRIA

Mais de 40 pessoas morreram em duas explosões simultâneas na cidade de Jos, no centro da Nigéria, informou na segunda-feira (6) a polícia do país africano, depois de uma semana marcada por atentados atribuídos aos militantes extremistas do Boko Haram. 
"Temos 18 mortos só na noite de domingo", disse Emmanuel Abuh, porta-voz da polícia do estado de Plateau, no centro do país. 
Abuh não explicou as circunstâncias das duas explosões, ocorridas em um centro comercial e uma mesquita depois de uma série de ataques do grupo extremista Boko Haram, no Nordeste do país, registrados desde quarta-feira (1º). EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).