terça-feira, 4 de agosto de 2015

INTERNACIONAIS

04/08/2015
PEDIDO DE OBAMA 

Faz um mês que os EUA pediram à Suíça a extradição do notório José Maria Marin. O pedido está sendo analisado pelas autoridades suíças. 
Uma curiosidade: o acordo de extradição em vigor entre EUA e Suíça prevê que tais pedidos são obrigatoriamente assinados pelos presidentes da República dos dois países. 
Ou seja, Barack Obama pôs sua assinatura na papelada. Será que a Suíça vai negar um pedido de Obama? Por Lauro Jardim/Veja 

EUA: OBAMA ANUNCIA PLANO INÉDITO PARA LIMITAR EMISSÕES DE CARBONO NO PAÍS 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou nesta segunda-feira seu plano contra a mudança climática, "grande ameaça" para o planeta. 
Em pronunciamento na Casa Branca, Obama ressaltou a necessidade de agir imediatamente e anunciou uma restrição sem precedentes às usinas de energia. 
Trata-se de um dos "desafios-chave" do nosso tempo, considerou Obama, que também anunciou o Plano dos Estados Unidos para Energia Limpa ("America's Clean Power Plan"). 
O plano reúne uma série de regras e regulamentos que, pela primeira vez, vão impor às usinas de energia a redução de 32% das emissões de carbono até 2030, em relação aos níveis de 2005. 
"Há o risco de ficar tarde demais quando se trata de mudança climática", disse Obama ao anunciar a estratégia. 
O presidente dos EUA descreveu o plano, preparado durante dois anos, como o "passo individual mais importante que os EUA tomaram na luta contra a mudança climática global". Veja  
BZ-Ao lado da China, os Estados Unidos são os maiores poluidores da natureza. O plano anunciado é um grande fato positivo para a sustentabilidade do meio ambiente.

INVASÃO DE GAFANHOTOS DESTRÓI 7 MIL 'MARACANÃS' NA RÚSSIA

Uma invasão de gafanhotos destruiu milhares de hectares no sudoeste da Rússia e obrigou o Ministério da Agricultura do país a declarar estado de emergência na região de Stavropol. 
Segundo autoridades locais, a área devastada chega a 900 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 7 mil vezes o estádio do Maracanã. 
Os gafanhotos costumam aparecer na região todos os anos, mas normalmente são exterminados antes de nascer. 
Desta vez, a estratégia parece não ter dado certo, mas o governo local diz que a infestação está sob controle. Da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).