sábado, 26 de dezembro de 2015

INTERNACIONAIS

26/12/2015
URUGUAI DECRETA PRISÃO DE EX-CHEFÃO DA CONMEBOL EXTRADITADO 

O ex-presidente da Conmebol Eugenio Figueiredo foi extraditado para o Uruguai e teve a sua prisão decretada no país. 
Ele estava preso em Zurique acusado de participação no escândalo de corrupção na Fifa desde o dia 27 de maio. 
O pedido para que o dirigente respondesse o processo em seu país partiu da Justiça uruguaia e foi acatado pela corte suíça. Segundo o jornal “Ovación”, assim que chegou a Montevidéu, Figueiredo foi mandado ao Juizado de Crime Organizado para se apresentar à juíza Adriana de los Santos. 
A oficial decretou a prisão do cartola acusado por fraude a lavagem de dinheiro, atendendo ao pedido do promotor Juan Gómez. Hugo Mirandela/TERRA 

AEROPORTO DE PEQUIM CANCELA VOOS DEVIDO A NUVEM DE POLUIÇÃO 

O Aeroporto Internacional de Pequim cancelou, nesta sexta-feira (25), 83 voos e adiou outros 143 por conta dos elevados níveis de poluição atmosférica registrados desde o início da manhã (horário local) na capital chinesa, conforme divulgado pela televisão estatal. 
Segundo informações da Agência Lusa, o governo municipal decretou o alerta laranja, que é o segundo mais alto de uma escala com quatro níveis). 
A poluição alcançou um nível 20 vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Desde as 6h (19h de quinta-feira em Brasília), Pequim regista uma concentração de partículas PM2.5 (que são as mais finas e, por isso, mais suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões) superior a 500 microgramas por metro cúbico. 
A nuvem de poluição cobre grande parte do nordeste do país há várias semanas, uma situação considerada "normal" para o período devido à ativação do aquecimento central, que requer aumento da queima de carvão, principal fonte de energia no país. 
Quase meia centenas de cidades e duas províncias emitiram alertas por poluição. Reuters 
BZ-Grande parte da energia da China é gerada a partir de combustíveis fosseis, gerando muita poluição. Nesta época do ano, a situação fica pior, pois muitas residencias também queimam o carvão para o aquecimento doméstico.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).