quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

INTERNACIONAIS

10/02/2016
ZIKA É ASSUNTO PRINCIPAL EM ENCONTRO DE ESPECIALISTAS NOS EUA 

Os mosquitos que transmitem o zika vírus estão entre as espécies mais difíceis de combater, porque eles vivem e se reproduzem em locais onde há água parada, como dentro das casas e em quintais, observaram especialistas em insetos na segunda-feira, na abertura da Conferência Anual da Associação Americana de Controle de Mosquitos. 
Algumas cidades e municípios dos Estados Unidos já estão tomando medidas para se preparar antes das estações de reprodução dos mosquitos começarem, na primavera. 
Especialistas americanos em mosquitos já têm lutado contra surtos de dengue e contra a chikungunya, disse Joe Conlon, diretor técnico da associação.
“Sabemos como controlar esses mosquitos”, disse Conlon. “Mas, a fim de se livrar deles, você tem de ser muito meticuloso.” 
O departamento de controle de mosquitos de New Orleans alinhou laboratórios na Universidade do Estado de Louisiana e da Universidade de Tulane, que são capazes de rastrear mosquitos capturados em armadilhas de vigilância, disse a diretora do departamento, Claudia Riegel. Harry Savage, entomologista chefe com do Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse que seu melhor palpite é que as infecções de zika transmitidas dentro dos EUA vão se dar em um número relativamente pequeno, como o da dengue, que em média contabilizou 25 casos por ano de 2010 a 2015 – embora ele tenha dito que não pode ter certeza. 
Por causa de janelas teladas e do ar condicionado, Savage disse que a probabilidade de reprodução dos mosquitos dentro das casas norte-americanas é menor, comparativamente às residências dos países da América Latina e da América Central. 
Ainda assim, os quintais das casas tendem a oferecer uma abundância de pontos de reprodução. Estadão 

EMPREENDEDOR VENDE GARRAFAS DE AR PURO INGLÊS 
O empresário inglês coletando seu produto
O empresário Leo De Watts, de 27 anos, vende ar puro, coletado no interior do Reino Unido e despacha para cidades poluídas da China, como Xangai e Pequim, onde elites pagam quantias consideráveis por poucos segundos de inalação. 
A China enfrenta problemas crônicos de poluição atmosférica. Em 2015, pela primeira vez na história, a capital do país, Pequim, declarou alerta vermelho ─ o mais grave em uma escala de quatro níveis ─ por causa da poluição. 
Após descobrir mercado aberto por poluição crônica no país, empresa teria vendido 180 garrafas em poucas semanas; oferta inclui pacote de R$ 5 mil por 15 garrafas de 580 ml. BBC Brasil 

CHOQUE DE TRENS NA ALEMANHA MATA AO MENOS OITO PESSOAS 

Pelo menos oito pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no choque frontal entre dois trens que ocorreu nesta terça-feira (9) de manhã na Alemanha. 
De acordo com as últimas informações da polícia local, existem 55 feridos em estado grave. 
O acidente ocorreu por volta das 6h local (7h em Lisboa), na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, a cerca de 60 quilômetros (Km) a sudeste de Munique. 
No local, de difícil acesso para as equipas de salvamento, continuavam pelas 10h30 (hora de Lisboa) inúmeras equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para os hospitais, segundo a agência de notícias espanhola EFE. 
O choque frontal dos dois trens fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente. Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).