sábado, 18 de fevereiro de 2017

FACHIN ARQUIVA UM DE SEIS INQUÉRITOS DA LAVA JATO CONTRA COLLOR NO STF

18/02/2017
Resultado de imagem para Collor tem 6 inquéritos: charges

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, arquivou nesta sexta-feira (17) um dos seis inquéritos abertos na Operação Lava Jato para investigar o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL). 
O pedido de arquivamento foi feito pela Procuradoria Geral da República (PGR), que apontou falta de provas para prosseguir com as investigações.
O senador ainda é alvo de mais cinco inquéritos no Supremo por suspeita de envolvimento com crimes investigados na operação. Em um dos processos, ele foi denunciado pela PGR, junto com a mulher e outras pessoas. 
Aberto em maio do ano passado, o inquérito arquivado por Fachin investigava o senador por corrupção passiva por fatos narrados na delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. 
O ex-dirigente disse ter ouvido de um aliado de Collor que ele cobrou propina pela negociação de um dos prédios da BR Distribuidora em Salvador. 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu arquivamento e afirmou que "mostra-se forçoso reconhecer que as afirmativas constantes do termo de colaboração, com base nas quais se iniciou a apuração, especificamente em relação à suposta cobrança de propina em favor de parlamentar, não foram corroboradas por outros elementos de prova independentes". 
O ministro Fachin atendeu ao pedido da Procuradoria. Segundo ele, como titular da ação penal contra pessoas com foro privilegiado, cabe ao procurador decidir o que investigar. 
"É pacífico o entendimento jurisprudencial desta Corte considerando obrigatório o deferimento da pretensão", afirmou o ministro na decisão. Bahia Notícias 
BZ-Cabe aqui dizer que foi o Dr. Rodrigo Janot, Procurador Geral da República, quem pediu o arquivamento, embora o senador Collor, por diversas vezes tenha agredido o Dr. Janot, inclusive chamando-o de filha da pu**, na tribuna do Senado. Também ressaltamos que foi apenas uma das acusações. O senador ainda é alvo em mais cinco outros inquéritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).