segunda-feira, 8 de maio de 2017

ASSOCIAÇÃO DE PROCURADORES RESPONDE À DECLARAÇÃO DE LULA

08/05/2017

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, rebateu as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando, em nota, que chefes do executivo não possuem poder para decretar a prisão de qualquer pessoa. 
“Apenas lamentar a frase, que soa como ameaça, de que – supõe-se legitimamente que depois de mais uma vez eleito presidente – mandará prender os que investigam”, disse Cavalcanti, referindo-se às declarações dadas por Lula na última sexta-feira quando afirmou que, se eleito, “mandaria prender” quem espalhava mentiras sobre ele.
“Isso não deterá qualquer agente de Estado ou a marcha serena e impessoal da Justiça, mas não é uma declaração digna de quem por oito anos foi o supremo mandatário do País”, afirmou o presidente da ANPR na nota, divulgada pelo portal G1.
“O ex-presidente sabe muito bem que chefes do executivo não ‘mandam prender’ ninguém em um Estado de direito. A justiça é que o faz.” 
O posicionamento de Lula foi emitido durante discurso na abertura da etapa paulista do 6º Congresso Nacional do PT, na noite da última sexta-feira. Na ocasião, o petista voltou a reclamar da cobertura da imprensa no caso da Lava Jato, além de reafirmar que a operação já possui uma “tese pronta” que o coloca como líder de uma organização criminosa. 
Quanto a essa última acusação, Cavalcanti afirma que as investigações e processo da Lava Jato são “sérias, técnicas e impessoais”, argumentando que o discurso de Lula é semelhante ao de dirigentes de outros partidos políticos que também são investigados pela Operação. 
O presidente da ANPR também afirma que a tese de que há uma “grande conspiração universal” contra Lula não se sustenta em fatos. “A ampla defesa permite todos os argumentos, é direito de qualquer réu alegar o que quiser. A Justiça – independente e técnica – decidirá”, diz Cavalcanti, depois de enfatizar que, para a defesa do ex-presidente, “todos mentem” e apenas Lula “falaria a verdade”. Estadão
BZ-Por conta da enorme ignorância, Lula acha que pode falar o que quiser. NÃO PODE! É preciso que as autoridades respondam com a Lei. Ontem mesmo o Ruy Falcão disse que se o Lula for preso, "haverá resistência". Tem que chamar esse presidente do PT e lhe perguntar o que isso significa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).