quarta-feira, 24 de maio de 2017

JBS TENTA SE LIVRAR DA LEI ANTICORRUPÇÃO NOS EUA

24/05/2017

A mudança de Joesley Batista & caterva para os Estados Unidos não garante a imunidade que conseguiram no Brasil. 
Lá, a Justiça é severa na punição de empresas que, operando no país, pagam propina ou suborno no exterior. 
A JBS USA, em Greeley, sede de 56 unidades de produção de Joesley nos EUA, está sujeita ao rigor da Lei de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA, sigla em inglês). 
A JBS USA responde por mais de 50% do faturamento de R$170 bilhões do grupo JBS. Como não terá vida fácil com a Lei de Práticas Corruptas, os donos da JBS tentam acordo de leniência no Departamento de Justiça dos EUA. 
 A estratégia é atribuir a corrupção no Brasil à “J&F”, blindando a JBS USA do escândalo, na tentativa de escapar da punição da FCPA. 
A FCPA foi criada especificamente para evitar o suborno de governos estrangeiros em troca de benefícios para empresas americanas. Especialistas em legislação criminal americana acham que a JBS USA pode estabelecer o recorde histórico de multas com base na FCPA. Cláudio Humberto 
BZ-Desde que esse “imbróglio” começou, tenho estranhado a benevolência das nossas autoridades, com relação aos irmãos Joesley e Wesley Batista. O delator troca uma pena severa por uma pena mais branda, menor, mas tem que ser punido, ou se transforma em herói. Com que cara ficaremos, se as leis americanas prenderem os donos da JBS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).