segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO CHILE TERÃO 2º TURNO ENTRE PIÑERA E GUILLIER

20/11/2017
Os dois candidatos chilenos ao segundo turno
Sem eleições obrigatórias desde 2012, o Chile será palco de um segundo turno das eleições presidenciais, cujo primeiro turno foi realizado neste domingo (20). 
Segundo informações da Agência Brasil, o empresário Sebastián Piñera, representante de centro-direita, obteve boa votação como era esperado, mas terá que enfrentar o segundo turno no dia 19 de dezembro, com o senador socialista Alejandro Guillier, candidato da atual presidente, Michelle Bachelet. 
Eles terão que disputar os votos dos outros seis candidatos que ficaram fora. Ex-presidente do Chile (2010 a 2014), Piñera esperava obter metade mais um dos votos e vencer já em primeiro turno – ele conseguiu 37% dos votos, enquanto as pesquisas de opinião apontavam 45%.
Guillier ficou em segundo lugar com 23% dos votos. Maior surpresa foi ainda o bom desempenho da terceira colocada, Beatriz Sanchez, que representava a coligação de partidos esquerdistas, recentemente formada: ela recebeu 20% dos votos e quase empatou com Guillier. Estadão 
BZ-De um modo geral, as esquerdas na América do Sul, não estão se sindo bem nas eleições presidenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).