NO TWITTER, YOANI FAZ PIADA COM MANIFESTANTES BRASILEIROS
Veja
A ativista cubana Yoani Sánchez deixou o Rio de Janeiro nesta segunda-feira com críticas aos manifestantes pró-Cuba que tumultuaram a viagem dela pelo Brasil. No Twitter, ironizou: “Por dois dias (período em que Yoani esteve no Rio), não houve manifestantes contra mim. Não se manifestaram no Rio de Janeiro. O que houve? Não pagaram a passagem para eles?”. Durante a estada da cubana no país, ela passou por Pernambuco, Bahia, Brasília, São Paulo e, por último, Rio de Janeiro. Nas quatro primeiras unidades da federação, a blogueira enfrentou protestos. Em alguns casos, o evento programado teve de ser cancelado pela confusão armada por grupos favoráveis ao regime castrista. Conforme VEJA revelou, antes da chegada de Yoani ao Brasil, o governo cubano escalou um grupo de agentes para vigiá-la e recrutou outro com a missão de desqualificá-la a partir de um dossiê. Pelo microblog, acrescentou: “A minha hipótese é de que os atos de intolerância contra mim fracassaram como estratégia (do regime cubano). A solidariedade gerada foi maior do que a rejeição”, escreveu. Yoani agradeceu os que a ajudaram durante a passagem pelo Brasil e também aos que “de forma respeitosa mostraram o desacordo em relação à minha visita. Isso é democracia”. Leia mais em Veja.
VATICANISTA DIZ QUE FUTURO DA IGREJA ESTÁ NA DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER
Elisa Martins, O Globo
O correspondente do jornal ‘El País’ no Brasil cobriu durante 14 anos o lado sagrado - e o profano - do Vaticano. Para ele, a primeira ação do próximo Pontífice deveria ser convocar novo concílio.
Bento XVI afastou o cardeal escocês Keith O’Brien, acusado de cometer abusos sexuais, e antecipou o conclave. O que essas ações representam a poucos dias de sua saída?
Mostram que Bento XVI quer exercer sua autoridade até o fim. Ele está de saída, mas ainda é o Papa. E são ações que só ele, com poder absoluto, poderia tomar. O adiantamento do conclave aproveita que os cardeais já estão em Roma para se despedir de Bento XVI. Não há por que esperar. E, no caso do cardeal escocês, seria uma omissão muito grave não afastá-lo. Bento XVI deveria até ir mais longe e proibir também a participação no conclave do cardeal Roger Mahony, acusado de proteger abusadores.
CENTRO-ESQUERDA ITALIANA VENCE ELEIÇÃO NA CÂMARA; SENADO TEM IMPASSE
Estadão
A coalizão de centro-esquerda da Itália conquistará maioria na câmara baixa do Parlamento, mas no Senado há um impasse, informou o Ministério do Interior na terça-feira (horário local), depois que quase todos os votos foram contabilizados.
Depois que 99,9 por cento das urnas foram apuradas, a centro-esquerda liderava a centro-direita por cerca de 125 mil votos na câmara baixa. Mas o Senado era uma história diferente. A centro-esquerda ganhará mais assentos do que a centro-direita, mas ficou aquém de uma maioria, mesmo numa coligação com a ajuda do primeiro-ministro Mario Monti, que está de saída do cargo.
GOVERNO SÍRIO ESTÁ PRONTO PARA NEGOCIAR COM OPOSIÇÃO ARMADA, DIZ
AGÊNCIA
Reuters
O chanceler sírio Walid al-Moualem disse nesta segunda-feira, 25, que o governo está pronto para negociar com a oposição armada do país, informou a agência de notícias russa Itar-Tass. “Estamos prontos para o diálogo com todos que o quiserem…Mesmo com aqueles que têm armas em suas mãos. Porque acreditamos que reformas não virão por meio de derramamento de sangue, mas apenas por meio do diálogo”, disse o ministro antes de realizar conversas com o chanceler russo, Sergei Lavrov. A Itar-Tass não informou nenhum outro comentário feito pelo ministro sobre a perspectiva das conversas, e não esclareceu se o governo tinha alguma condição para iniciar o diálogo. O chefe da principal coalizão de oposição da Síria disse em seguida que visitas aos EUA e Rússia para conversações a fim de solucionar a guerra civil na Síria foram adiadas. A coalizão ainda não estava em contato com o governo depois da declaração do chanceler sobre negociações com a oposição armada. “A visita a Moscou foi adiada agora até vermos como as coisas irão se desenvolver”, afirmou o líder da Coalizão Nacional Síria, Moaz Alkhatib, a repórteres no Cairo. A Coalizão Nacional Síria disse que está disposta a negociar um acordo de paz para acabar com a guerra civil no país, mas que o presidente Bashar Assad deve renunciar e não pode fazer parte de nenhum acordo. A Rússia diz que a saída de Assad do poder não deve ser uma pré-condição para uma resolução política.
ACIDENTE DE BALÃO NO EGITO MATA 19 TURISTAS
Dezenove turistas, alguns deles britânicos e franceses, estão entre os prováveis mortos em um acidente de balão perto da cidade de Luxor, no Sul do Egito.
Uma explosão foi ouvida antes de o balão cair em campos a oeste de Luxor, segundo teria dito um oficial de segurança à Associated Press.
Um repórter da AP no local disse ter visto oito corpos.
Luxor situa-se nas margens do Rio Nilo e é um destino popular, por conta das ruínas faraônicas.
Ouvir dizer que tudo que é côrno e chibungo daqui Xique-Xique lê a revista veja
ResponderExcluir