quinta-feira, 9 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

09/05/2013 


IMPORTANTE LÍDER DAS FARC MORRE EM COMBATE COM EXÉRCITO DA COLÔMBIA 



O Globo 
Um líder das Farc próximo a um negociador da guerrilha no diálogo de paz em Cuba morreu em combate com o Exército no sul da Colômbia, em uma nova demonstração de que a ofensiva militar contra a insurgência continua, apesar da negociação de paz, afirmou o governo nesta quarta-feira. A morte de Jorge Eliécer Zambrano, conhecido como "Caliche", líder de uma coluna móvel das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e homem de confiança de Pablo Catatumbo, ocorreu no sábado em uma região montanhosa do Estado de Nariño, fronteiriço com o Equador, onde seis guerrilheiros também morreram. 


CUBA: SITUAÇÃO DRAMÁTICA 



Dados de 2011 do ONE, o IBGE local, mostram quase 4 mil clínicas fechadas e queda de 10% no número de médicos de Cuba. Daí o interesse em “exportar” 6 mil médicos para o Brasil. Presentes em 70 países, eles geram faturamento US$ 8 bilhões ao ano para a ditadura. 09/05/2013 | 00:00 Médicos explorados O médico cubano Darsi Ferrer, exilado nos EUA desde 2012, após ser preso e torturado por denunciar o precário sistema de saúde em Cuba, disse à coluna que a ditadura paga aos médicos “exportados” 7% do salário conveniado com o país “importador”. Aqui não será diferente.  (CLÁUDIO HUMBERTO)



JUSTIÇA DA ITÁLIA CONDENA BERLUSCONI A 4 ANOS DE PRISÃO 



Os juízes da Segunda Corte de Apelação de Milão confirmaram a sentença de quatro anos de prisão para o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, acusado de fraude fiscal no processo da venda dos direitos da emissora de televisão Mediaset. Berlusconi também foi banido da vida pública por cinco anos e terá de pagar multa de 10 milhões de euros, juntamente com outros três réus no processo. A sentença ainda precisa ser confirmada pelo Tribunal de Cassação e pelo Senado. Os advogados de Berlusconi haviam solicitado que o processo fosse interrompido em função de uma disputa sobre qual seria a jurisdição adequada para julgar o caso, que será decidido pelo Tribunal Constitucional, provavelmente até junho. “A força da prevenção tem ido além da força dos fatos. Estávamos cientes de que isso iria acontecer”, disse Niccolo Ghedini, advogado de Berlusconi. leia mais no Estadão. 


REBELDES CURDOS COMEÇAM A SAIR DA TURQUIA 



Rebeldes curdos iniciaram nesta quarta-feira uma retirada gradual da Turquia para bases no norte do Iraque, anunciou Murat Karayilan, comandante do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, por suas iniciais em curdo). Não há detalhes sobre o tamanho do grupo. A retirada é um estágio crucial do processo de paz entre o governo turco e os rebeldes curdos, envolvidos ao longo das últimas décadas em um dos mais sangrentos conflitos do planeta. O PKK, que luta por mais autonomia e direitos para a população curda, declarou cessar-fogo em março e concordou em retirar seus combatentes da Turquia a pedido de seu líder, Abdullah Ocalan. Preso em uma penitenciária de segurança máxima na Turquia, Ocalan está engajado em negociações com Ancara para encerrar um conflito iniciado há quase 30 anos e que já custou dezenas de milhares de vidas. O PKK, no entanto, rejeitou um pedido do governo turco para depor suas armas antes da retirada. Karayilan disse que o PKK não irá se desarmar enquanto a Turquia não implementar reformas democráticas que garanta mais direitos aos curdos e anistie todos os rebeldes presos, inclusive Ocalan. Gultan Kisinak, líder de um importante partido político curdo na Turquia, disse que o primeiro grupo de combatentes começou a avançar hoje em direção à fronteira com o Iraque. O governo turco não confirmou oficialmente o início da retirada e um porta-voz do PKK no norte do Iraque não foi localizado para comentar se os rebeldes já atravessaram a fronteira. Leia mais no Estadão.
BZ-O Curdistão era um pequeno país do Oriente Médio, situado entre a Síria, Turquia, Iraque, etc... Depois da 1a. Guerra Mundial, suas terras foram distribuidas e absorvidas pela Turquia, Síria e Iraque. O curdos nunca se conformaram e desde então vivem lutando pela a recomsposição de seu país, uma coisa complexa e cada dia mais difícil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).