LULA VOLTA A CRITICAR AÇÃO CONTRA WIKILEAKS
Depois de criticar a prisão do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que pretende participar de protestos contra “aqueles que censuraram” o site responsável pelo vazamento de telegramas sigilosos da diplomacia dos Estados Unidos. “[Quando deixar a Presidência] com certeza vamos protestar, um protesto contra aqueles que censuraram o Wikileaks. Vamos fazer manifestação, porque liberdade de imprensa não tem meia cara, liberdade de imprensa é total e absoluta. Não pode desnudar apenas o lado, precisa desnudar tudo”, afirmou Lula. (G1)
BZ-Mais uma bravata do presidente Lula, que faz qualquer coisa para criar factóides e aparecer na mídia.
LULA: AO WIKILEAKS, TUDO; AOS HISTORIADORES BRASILEIROS, A LEI
Do blog de Marcos Guterman
O presidente Lula, como se sabe, prestou solidariedade entusiasmada a Julian Assange e seu WikiLeaks, fazendo a defesa da “liberdade de expressão” e da divulgação irrestrita de documentos sigilosos da diplomacia americana.
Pois esse mesmo presidente chefia um governo que nada faz para facilitar o acesso a documentos da ditadura brasileira, que deveriam ser públicos há muito tempo.
Em artigo no Aliás deste domingo, o historiador Carlos Fico tocou nesse assunto. Sob o título “Público e inacessível”, o texto mostra todos os obstáculos mantidos pelo governo Lula para a consulta. Um deles é a retenção de documentos que já não podem ser mais considerados “sigilosos”.
Outro, pior, é a chamada “proteção à intimidade”. Escreve Fico:
“O Arquivo Nacional impede a consulta de documentos que, segundo seu critério, ponham em risco a imagem, a privacidade ou a honra de alguém. Como o direito à privacidade perdura por cem anos, o acesso a esses papéis estaria praticamente proibido. Trata-se de um grave erro. A consulta à documentação do regime militar não põe em risco a intimidade das pessoas nele mencionadas. Os documentos da repressão não são um testemunho da verdade, mas o registro histórico do arbítrio. O Arquivo Nacional não pode se arvorar em intérprete do direito à privacidade e arbitrar – conforme as idiossincrasias do funcionário ocasionalmente situado na posição de decidir – se este ou aquele papel agride a honra ou a imagem de alguém”.
Esse tipo de restrição é claramente uma forma de censura, confirmada durante a campanha eleitoral – quando o Arquivo Nacional vetou a consulta a documentos da ditadura sobre os candidatos à Presidência, a título de preservá-los de eventual uso “político” desses papéis.
Contra esse lamentável estado de coisas, os historiadores brasileiros que estudam o período ditatorial – já elogiado por Lula em outras ocasiões – esperam que o presidente lhes estenda a solidariedade que ele tão alegremente emprestou a um obscuro australiano.
BZ-De repente o presidente Lula defende a mais ampla liberdade de informação. Esquece que já tentou expulsar um jornalista estrangeiro, por ter dito que ele abusava do álcool.
LULA DIZ QUE FEZ O QUE NEM DOM PEDRO 1º CONSEGUIU
Após percorrer os primeiros 16 quilômetros da Ferrovia Transnordestina e participar da assinatura de contratos de outros trechos da obra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o Nordeste não pode mais ser visto como a “escória” do país. Em discurso em Missão Velha, no Ceará, Lula citou as obras de transposição do Rio São Francisco como exemplo de sucesso do seu governo. – A transposição era um desejo de dom Pedro. E nem dom Pedro conseguiu fazer, nem ele, que era imperador, filho do rei. Foi preciso vir o Lula, filho da dona Lindu, para fazer. Lula disse que parte do atraso dos indicadores sociais e econômicos do Nordeste em relação ao restante do país se deve à classe política da região. – Uma parte da elite do Nordeste era colonizada, tinha a cabeça que pensava pelo Rio de Janeiro e São Paulo, não pensava nos nordestinos. (Agência Brasil)
LULA VÊ COM ‘OTIMISMO’ REVELAÇÃO DE ESCÂNDALOS COM PARLAMENTARES
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os casos de envolvimentos de parlamentares da base do governo, ocupantes do cargo de relator do Orçamento, que destinaram emendas para entidades suspeitas deve ser visto com “otimismo”. “Eu acho que isso não deve ser uma coisa que atemorize ninguém, deve ser uma coisa que nos deixe otimistas. Porque, na medida em que você tem liberdade de imprensa, que você tem fiscalização, você vai trocando as pessoas até encontras as pessoas adequadas para fazer as coisas adequadas”, disse o presidente, após visitar as obras de um trecho da ferrovia Transnordestina, no Ceará. Na semana passada, o senador Gim Argello (PTB-DF) deixou a relatoria da Comissão Mista do Orçamento após a revelação de que entidades fantasmas receberam recursos de emendas apresentadas por ele. (Folha)
LULA: POLÍTICA PARA OS DIREITOS HUMANOS FOI GOLEADA DE 5 A 0
Depois de ouvir manifestações pela “abertura já” dos arquivos do Regime Militar (1964-1985) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 13, em discurso, que a política do seu governo para os direitos humanos “foi uma goleada de cinco a zero”. As manifestações para a abertura dos arquivos foram durante a solenidade de entrega do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos, no Palácio do Planalto. Lula reclamou que muitos “‘pessimistas” queriam que esse “jogo” fosse que 15 a zero. “A política é um pouco assim: eu sei que fizemos muito, mas sei que podíamos ter feito muito mais neste país”, reconheceu Lula. Ele elogiou o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi, que foi bastante criticado por entidades, por não avançar na questão dos arquivos e na localização de corpos de vítimas no regime militar. “Nunca antes na história do Brasil todos os segmentos dos direitos humanos estiveram tão unidos em torno de uma política de Estado”, disse Lula. (Agência Estado)
BZ-Em 8 anos de presidencia, não conseguiu aprender que "elogio em boca própria é vitupério". Manifestação virulenta da SÍNDROME DE APOTEOSE.
Perguntar não ofende!
ResponderExcluirPerguntas que reclamam respostas urgentes: O dinheiro que fez falta à saúde não é o mesmo que foi distribuído à farta para ditaduras mundo afora? Se o SUS beira à perfeição, por que tirar mais dinheiro do povo como imposto para a saúde? A liberdade que o Wikileaks merece não é a mesma de que deveria desfrutar o jornalista do NYT que foi ameaçado de expulsão do país? Os cortes agora anunciados no orçamento não desmentem o "espetáculo de crescimento" do oculto PAC? A CPMF agora proposta não é aquela mesma a que o PT se opôs ferozmente quando estava na oposição? Por que Lula insiste em afirmar que os aposentados do RGPS lucraram nesses oito anos de desastre? Por que o Brasil não conseguiu seu lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU e ainda teve de assistir à campanha de Obama pela inclusão de Índia e Japão? Como será atingido o crescimento de 7% neste ano, se o último trimestre registrou apenas 0,5%? Há ainda muitas outras questões, mas se alguém puder responder estas já estará bom!
Esta transposição é uma obra idiota, não fez 5% da obra e já está dizendo que concluiu. Se por acaso um dia for concluida, não dará certo pois o percentual de erosão chega a perto de 50%. Chega de LULA otário garganteiro.
ResponderExcluir