terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INTERNACIONAIS

21/12/2010

'VERDADE É NEGADA AO PÚBLICO', DIZ ASSANGE SOBRE ACUSAÇÕES
Estadão.com.br
MADRI - O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange disse que a "campanha de descrédito" empreendida contra ele criou "uma caixa preta que impede que o mundo saiba a verdade" sobre as acusações de crimes sexuais que pesam contra ele na Suécia. As declarações do australiano foram publicadas nesta segunda-feira, 20, no jornal espanhol El País.
Na entrevista, a primeria dada desde que deixou a prisão em Londres, na últma quinta, Assange revela como foi o período em que permaneceu sob custódia aguardando as audiências e afirma que recebe ameaças de morte "a toda hora". O australiano ainda cita o presidente Lula, quem o apoiou abertamente.


Abbas e Netaniahu

ISRAEL E AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA SE UNIRAM CONTRA O HAMAS, REVELA WIKILEAKS
DA REUTERS, EM JERUSALÉM
Um telegrama diplomático confidencial dos Estados Unidos divulgado nesta segunda-feira pelo site WikiLeaks mostra que Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) colaboraram intensamente contra o Hamas na época em que o grupo islâmico assumiu o controle da faixa de Gaza, em 2007.
A revelação deve causar constrangimentos para o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pertencente à facção Fatah, e apoiado pelo Ocidente.
Israel já admitira colaborar com as forças de segurança da ANP, mas o memorando diplomático vazado pelo WikiLeaks descreve um nível de cooperação que deve alimentar críticas a Abbas por parte dos seus rivais islâmicos.
Uma fonte oficial palestina disse, sob anonimato, que os comentários se baseavam em uma mera avaliação, e não em informações sólidas.
O Hamas já vinha acusando Abbas de conspirar com Israel. A nova revelação é parte de um lote de mais de 250 mil comunicações diplomáticas sigilosas dos EUA que o WikiLeaks está divulgando nas últimas semanas.
BZ-Aplicação prática do velho ditado árabe: "o inimigo de meu inimigo, é meu amigo".

BRASIL OBTÉM PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA EUA NA OMC
País conseguiu a condenação das barreiras ao suco de laranja em uma disputa de décadas
Jamil Chade, O Estado de S. Paulo
O Brasil obtém sua primeira vitória comercial contra o governo de Barack Obama na Organização Mundial do Comércio (OMC) e consegue a condenação das barreiras ao suco de laranja em uma disputa de décadas.
Hoje, a entidade em Genebra julgou as medidas protecionistas americanas como ilegais e ordenou que sejam retiradas.
O Itamaraty havia questionado a forma pela qual os americanos estabeleceram medidas anti-dumping contra o suco de laranja do País exportado ao mercado dos Estados Unidos.
O Brasil alegou que há dez anos os americanos vem sendo condenados pela OMC pela forma que aplica medidas anti-dumping. Mas mesmo assim, aplicaram as mesmas barreiras contra o suco brasileiro.
O Itamaraty aponta que espera que a disputa não apenas traga um "alívio" aos produtos de suco no Brasil, mas também contribua para frear a prática americana em outros setores que afetam outros produtores.
BZ-O governo americano faz nada ou quase nada contra as práticas comerciais predatórias dos chineses. O "lobby" americano da indústria de suco de laranja é enorme e tem conseguido resultados extremamente lesivos aos interesses comerciais brasileiros. Essa vitória é um dos poucos acertos da nossa atual diplomacia. 

VENEZUELA APROVA LEI QUE REGULAMENTA INTERNET NO PAÍS
O Globo
Em mais uma vitória consecutiva a Hugo Chávez, a Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta segunda-feira uma controversa lei que regulamenta a internet no país. A medida proíbe sites de publicar conteúdo que desrespeite funcionários públicos ou incite a violência contra o presidente.
A chamada Lei de Responsabilidade Social em Rádio e Televisão (Resorte), que já era aplicada aos veículos e agora se estende também à internet, é vista pelos críticos como um avanço à censura da rede.
A nova aprovação, que deve ser ratificada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da Venezuela para entrar em vigor, proíbe até o anonimado na internet. Apesar de o governo negar que a lei impede a liberdade de expressão, especialistas afirmam que a medida é uma censura semelhante à já existente em Cuba e na China.
No domingo, Chávez defendeu a lei, afirmando que ela foi elaborada para proteger os cidadãos contra crimes virtuais.
- Não estamos eliminando a internet aqui...ou censurando a internet. Estamos fazendo isso para nos proteger contra crimes, os cibercrimes, pela lei - disse o presidente.
Como exemplo, Chávez mencionou mensagens que promovem o uso de drogas, prostituição e outros crimes. E disse ainda que seu governo tem a obrigação de se posicionar.
BZ-Os poderosos e os tiranos sempre detestetaram o anonimato, poderosa arma para a a denúncia de desmandos. Não param de sonhar com o controle do pensamento humano.

EUA ALERTAM VENEZUELA POR VETO A EMBAIXADOR
O Globo
A Venezuela formalizou na segunda-feira sua rejeição ao novo embaixador dos EUA em Caracas, e o Departamento de Estado norte-americano alertou que isso pode ter consequências para as já abaladas relações bilaterais.
P.J. Crowley, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou que o chanceler interino da Venezuela informou à embaixada dos EUA que o governo de Hugo Chávez retirou sua aprovação ao embaixador Larry Palmer, cuja nomeação aguarda a confirmação do Senado americano.
"Obviamente isso tem consequências em termos das nossas relações com a Venezuela", disse Crowley a jornalistas. "Alertamos a eles que, se eles forem retirar o aval, isso terá um impacto sobre as nossas atuais relações. Eles tomaram essa decisão. E obviamente vamos avaliar o que fazer à luz dela."

EXPLOSÃO DE OLEODUTO NO MÉXICO MATA 28 PESSOAS
Uma explosão em um oleoduto da estatal de petróleo do México deixou ao menos 28 mortos. Entre eles estão 13 crianças. Mais de 50 pessoas ficaram feridas. Uma nuvem de fumaça negra cobriu a cidade de San Martín Text-Meculam. Autoridades afirmaram que o acidente foi causado por uma tentativa de roubo de combustível. Por medidas de segurança, 5 mil pessoas tiveram que deixar a região. (G1)
BZ-Combustíveis manipulados sem as normas de segurança, gera tragédias. Foi assim em Vila Socó em São Paulo, quando explodiu um duto da Petrobrás, que passava sob a favela de Vila Socó, foi assim em Mata de São João, quando uma composição ferroviária, transportando gasolina e álcool combustível,  descarrilou e o povo começou a saquear a carga.

2 comentários:

  1. um dos poucos acertos da atual diplomacia (sic).

    Faça-me uma garapa, seu blogueiro pretensioso....

    ResponderExcluir
  2. O "blogueiro pretencioso" é uma pessoa de 65 anos, com grande experiência e vivência, diplomado várias vezes e com cursos no país e no exterior, conhece grande parte do mundo, pode muito bem emitir uma opinião sobre os erros e acertos da diplomacia brasileira.
    E você? Quem sois, comentarista da garapa?

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).