sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

14/01/2011

BRASIL REJEITOU AJUDAR NA GUERRA, DIZ WIKILEAKS
O Estado de S.Paulo
Os Estados Unidos pediram ao Brasil que contribuísse na guerra do Afeganistão, mas o País rejeitou participar, revelou um telegrama confidencial da diplomacia americana divulgado ontem pelo site WikiLeaks.
No telegrama de outubro de 2008, o então embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, diz que o pedido tinha sido encaminhado no mês anterior a funcionários brasileiros e afirma que o Brasil "tem procurado por projetos relacionados a desenvolvimento, em detrimento a um apoio para o setor militar".
BZ-Ponto para o Brasil, que não tem a obrigação de acompanhar os Estados Unidos em seus projetos de hegemonia mundial.

ROUBARAM VERBAS DE VIAGEM DE CRISTINA KIRCHNER
O Globo
Ladrões numa moto assaltaram um funcionário que levava parte da verba destinada à viagem que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, começará na quinta-feira ao Oriente Médio, disseram fontes do governo.
O funcionário da Presidência foi assaltado na quarta-feira por três homens no bairro de Palermo, na capital argentina, depois de sacar da Tesouraria da Secretaria Geral da Presidência US$ 68 mil e 17 mil euros destinados para cobrir gastos da tripulação do avião Tango 01 que levará a mandatária.
Fontes policiais e judiciais disseram à mídia local que o funcionário foi ameaçado pelos ladrões armados e obrigado a entregar a mochila com o dinheiro.
Buenos Aires, uma das capitais latino-americanas mais atraentes para os turistas, viu nos últimos anos um forte aumento na delinquência em suas ruas. A ministra da Segurança, Nilda Garré, admitiu no mês passado que o assunto é uma preocupação do governo.
Cristina visitará Kuwait, Catar e Turquia, com escalas no Brasil e no Egito. Sua volta à Argentina será em 23 de janeiro.
BZ-É muita incompetencia, deixar que um portador de tamanha soma, sem a devida segurança

IRÃ NEGA CENSURA A LIVROS DE PAULO COELHO
A Embaixada do Irã no Brasil negou, nesta quinta-feira, 13, que os livros do escritor Paulo Coelho tenham sido censurados no país persa. “A informação sobre o veto aos livros do escritor Paulo Coelho foi desmentida pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica da República Islâmica do Irã. Uma nota será emitida em breve”, diz e-mail enviado à reportagem do Estadão.com.br, em resposta a uma solicitação de posicionamento sobre o caso. (Estadão)

PARLAMENTO EUROPEU VAI VOTAR RESOLUÇÃO PELA EXTRADIÇÃO DE BATTISTI
O Parlamento Europeu irá votar, na próxima quinta-feira, uma resolução assinada por todos os grupos políticos italianos e que pede a extradição do ex-militante Cesare Battisti. A resolução será apresentada pelos representantes italianos no órgão: Roberta Angelilli (PPE/PDL), Gianni Pittella (S&D/PD), Mario Mauro (PPE/PDL), Carlo Casini (PPE/UDC), David Sassoli (S&D/PD), Niccolò Rinaldi (Alde/IDV) e Francesco Speroni (EFD/Liga Norte). A resolução visa defender o recurso do governo italiano contra a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter Battisti no Brasil. Em 31 de dezembro, no último dia de seu mandato, Lula decidiu aceitar o parecer da AGU (Advocacia-Geral da União), negando, assim, a extradição do ex-militante à Itália. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).