sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

21/01/2011

NOS EUA, HU PROMETE NÃO CONVERTER CHINA EM 'AMEAÇA'
AE - Agência Estado
A China prometeu ontem não desencadear uma corrida armamentista com os Estados Unidos nem ameaçar sua vizinhança com uma política expansionista. Expressas ontem, em conferência do Conselho Empresarial China-EUA, as novas promessas do presidente chinês, Hu Jintao, foram além de suas mensagens em favor do "respeito mútuo" da véspera.
Hu, porém, advertiu novamente os EUA a não se intrometerem nos conflitos de Pequim com Taiwan e com o Tibete. "Nós não nos engajaremos numa corrida armamentista nem nos converteremos em ameaça militar para nenhum país", disse Hu, para assinalar em seguida que a China "nunca perseguiu uma política hegemônica ou expansionista" na Ásia. "Questões relacionadas a Taiwan e ao Tibete dizem respeito à soberania e à integridade territorial da China. Elas tocam o sentimento de 1,3 bilhão de chineses."
BZ-A China tem bombas nucleares e misseis intercontinentais, por isso é um alívio ouvir tal disposição do governo chinês. Mais que disposição, há o interesse da China em manter os mercados para seus produtos, empregos para os seus 1,3 bilhõezs de habitantes.

PARLAMENTO EUROPEU PEDE AO BRASIL A EXTRADIÇÃO DE CESARE BATTISTI
O Parlamento Europeu, reunido nesta quinta em Estrasburgo, aprovou por ampla maioria a extradição do terrorista italiano Cesare Battisti, que ganhou de Lula o status de "imigrante". A extradição deverá ser decidida no Supremo no próximo dia 1. Foram 83 votos favoráveis, um contra e duas abstenções. A resolução pede ao governo brasileiro que extradite Battisti para a Itália, onde o terrorista foi condenado à prisão perpétua, culpado de quatro homicídios. A sessão foi encerrada após um debate polêmico, com intervenções acaloradas dos eurodeputados italianos com os colegas de Portugal, contrários à extradição, e depoimentos de parentes das vítimas de Battisti. (G1)
BZ- Vamos ver até onde estultice de Marco Aurélio Garcia, com sua canhestra política externa ideológica, vai resistir a pressão internacional, só para defender um bandido de terceira categoria, que no Brasil tomou ares de grande defensor dos oprimidos, e perseguido por isso!

POPULARIDADE DE OBAMA VOLTA A CRESCER NOS EUA
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo combinado Wall Street Journal/NBC News, a aprovação do governo Barack Obama subiu oito pontos percentuais de dezembro do ano passado, a janeiro deste ano. A marca de 53%, alcançada pelo presidente é a maior desde 2009. A melhora na imagem de Obama, que também beneficiou o Partido Democrata, é o primeiro alívio desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Deputados no início do ano. O aumento da popularidade pode ser uma resposta positiva à série de medidas conquistadas pelo presidente, como a lei que promove redução dos impostos para todas as faixas de renda e amplia os benefícios aos desempregados. Embora a maioria dos entrevistados ainda tenha o receio de que a economia possa piorar, o percentual de aprovação do governo neste setor aumentou para 35%, em comparação aos 28% referentes a dezembro. Já a taxa de desaprovação do governo Obama desceu 7 pontos, ficando em 48%. O presidente completará dois anos no poder nesta quinta-feira, 20. Informações do G1 e do Band News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).