sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

INTERNACIONAIS

18/02/2011

WIKILEAKS REVELA RELAÇÃO TENSA ENTRE COLÔMBIA E BRASIL
Novos documentos vazados pelo site Wikileaks revelam que o ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, tinha uma relação conturbada com o colega brasileiro Lula.
Segundo registros de uma reunião que aconteceu em dezembro de 2004, Uribe disse ao embaixador americano que o governo Lula estaria tentando "construir uma aliança antiamericana na América Latina".
O relatório ainda aponta que o presidente colombiano acreditava que o passado esquerdista de Lula, o forçava a se opor a Washington. (IG)
BZ-As besteiradas de Celso Amorim.

BRASIL QUIS AFASTAR INFLUÊNCIA DOS EUA, DIZ PARAGUAI
O Paraguai informou em abril de 2005 aos diplomatas americanos em Assunção que o Brasil ampliava seu domínio na região, em detrimento da influência dos Estados Unidos, e pediu providências contra a situação, revelaram nesta quinta-feira documentos divulgados pelo site Wikileaks.
A então chanceler paraguaia, Leila Rachid, disse a diplomatas dos EUA que o ministro brasileiro das Relações Exteriores à época, Celso Amorim, promovia um programa desenhado para minimizar a influência dos Estados Unidos na América do Sul e afirmar o domínio brasileiro, afirmaram os documentos. (TERRA)
BZ-Mais uma besteirada do mégalo-nanico "chancelerdo" Amorim, e sua desastrada política externa, que agora está dando e ainda vai dar muito trabalho para colocar nos trilhos do interesse brasileiro. 

LÍDER OPOSITOR MOUSSAVI ESTARIA DESAPARECIDO NO IRÃ
O Globo
O líder opositor iraniano Mir Hussein Moussavi estaria desaparecido, segundo disseram nesta quinta-feira suas filhas, citadas pelo jornal "New York Times".
A suspeita chega no momento em que a tensão cresce no país, com a convocação para os próximos dias de novos protestos contra o regime de Mahmoud Ahmadinejad.
As filhas de Moussavi contaram a um site opositor iraniano que não têm notícias dos pais desde terça-feira e que temem que eles estejam detidos. A casa da família teria tido as comunicações cortadas.
Na quarta-feira, um outro site iraniano informou que a casa de um dos filhos de Mehdi Karroubi, também líder opositor, teria sido atacada pelas forças de segurança.
No início da semana, partidários e opositores do rígido sistema islâmico do país entraram em choque em Teerã durante o funeral de um estudante morto a tiros numa manifestação antigoverno.

EGITO: 3 EX-MINISTROS DE MUBARAK DETIDOS POR CORRUPÇÃO
O Globo
Três ministros do governo Hosni Mubarak, derrubado este mês por uma revolta popular no Egito, foram detidos nesta quinta-feira dentro de uma investigação sobre corrupção.
Segundo autoridades de segurança egípcias, entre os detidos está Habib el-Adly, ministro do Interior de Mubarak e acusado de ser o responsável pela força excessiva usada contra os manifestantes durante os recentes protestos no país. Ele deve ficar em custódia por 15 dias.
Os outros detidos são Ahmed Maghrabi e Zuheir Garana, ex-ministros da Habitação e do Turismo, respectivamente. O magnata da siderurgia Ahmed Ezz, que foi um dos líderes do partido de Mubarak, também foi preso.

NO 'DIA DA RAIVA', PELO MENOS 10 MORTOS NA LÍBIA
Os confrontos na Líbia entre manifestantes pró-democracia e forças de segurança já fizeram pelo menos dez mortes desde quarta-feira à noite nas cidades de Bengasi e Al Beyida.
Em Bengasi, a segunda maior cidade líbia, a 1000 quilómetros para leste de Tripoli, houve hoje "confrontos violentos" que, além de seis mortos fizeram 35 feridos, reportam os sites da oposição a Kadhafi Al Youm et Al-Manara, sedeados no estrangeiro, e citados pela AFP.
No "Dia de Raiva" convocado por vários oposicionista no Facebook, os manifestantes protestaram frente a um tribunal, exigindo uma Constituição para o país. (BLOG DO NOBLAT)

2 comentários:

  1. O bom senso está na Colômbia
    "A guerrilha narco-marxista das FARC obrigou milhões de colombianos de todas as classes sociais a abandonar suas terras e propriedades nas áreas que ela controlava. Agora, como estratégia de pacificação o governo colombiano promove o retorno dos cidadãos fornecendo títulos de propriedade e créditos. A política contradiz o sonho dos rebeldes marxistas de instaurar uma “reforma agrária” socialista, como a cubana ou a brasileira." Luis Dufaur, "Sem Medo da Verdade", hoje.
    Comento: Enquanto a Colômbia tenta sair do caos e promover a titularidade das propriedades rurais a quem de direito e competência, no Brasil se invertem os papéis. Aqui, vigaristas de todos os cantos do País se arrogam no direito de desalojar pessoas que trabalham a terra com afinco há décadas promovendo o desenvolvimento agrário e ajudando o Brasil a ter um saldo positivo na balança de pagamentos. Enquanto os fósseis continuarem a dar as ordens por aqui nada mudará e, se mudar, será para pior, muito pior.

    ResponderExcluir
  2. A onda

    As manifestações contra os regimes autoritários continuam a varrer o Oriente Médio. Em 48 horas, Líbia, Barein, Iêmen e Iraque somaram 25 mortos, pois a repressão está cada vez mais violenta. Continua a impressionar o que tem acontecido por lá, onde jovens informados estão fazendo o lugar tremer.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).