PRÍNCIPE HERDEIRO DO BAREIN PEDE DIÁLOGO, DIZ TV
O príncipe herdeiro do Barein, considerado um reformista na monarquia do golfo árabe, pediu calma na sexta-feira, afirmando que está na “hora do diálogo, não de lutas”. Milhares de manifestantes xiitas, motivados pelos protestos populares no Egito e na Tunísia, realizaram manifestações no Barein desde o “Dia de Fúria”, em 14 de fevereiro, para exigir mais espaço no governo sunita do país. “O diálogo está sempre aberto e as reformas continuam”, disse o príncipe herdeiro xeque Salman bin Hamad al-Khalifa à TV do Barein. “Esta terra é para todos os cidadãos do Barein… Todas as pessoas honestas devem dizer ‘basta’ neste momento”. “Devemos pedir calma a todas as partes, às Forças Armadas, aos homens de segurança e aos cidadãos”, disse. “Eu peço a vocês que haja calma. Agora é o momento para calma”. (Reuters)
EXÉRCITO NÃO VAI PERMITIR CONTINUIDADE DE GREVES NO EGITO
A Junta Militar no poder provisoriamente no Egito anunciou nesta sexta-feira, 18, que não permitirá a continuação de “greves ilegais” e protestos que estão atrapalhando a economia do país, segundo comunicado oficial. É o terceiro comunicado do tipo que o Exército faz em quatro dias. Aos que desrespeitarem esses pedidos, os militares dizem que “confrontarão” com “medidas legais”. O comunicado refere-se às paralisações que se espalharam pelo país ainda durante o período de protestos que derrubou a ditadura de 30 anos de Hosni Mubarak no dia 11 de fevereiro. Algumas dessas greves permanecem em vigor, o que tem prejudicado a economia egípcia, segundo o Exército. Não ficou claro se o aviso também se aplica à grande manifestação que ocorreu nesta sexta na Praça Tahrir, no centro do Cairo. (Estadão)
BZ-A "vitória" do povo no Egito, pose não ter sido exatamente uma vitória. O novo chefe é militar, amigo fiel do Mubarak, que era militar, amigo fiel de Sadat, que era militar, amigo fiel de Nasser. Os egípcios ganharam, mas podem não "levar".
BZ-A "vitória" do povo no Egito, pose não ter sido exatamente uma vitória. O novo chefe é militar, amigo fiel do Mubarak, que era militar, amigo fiel de Sadat, que era militar, amigo fiel de Nasser. Os egípcios ganharam, mas podem não "levar".
TALEBÃ DEVE ROMPER COM AL-QAEDA OU ENFRENTAR CONSEQUÊNCIAS, DIZ HILLARY
Alessandra Corrêa/Da BBC Brasil em Washington
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que a pressão militar dos Estados Unidos sobre o grupo Talebã no Afeganistão deixa seus militantes diante da escolha entre se afastar da rede extremista Al-Qaeda e “as consequências” de não mudar essa postura.
“Eles não podem nos vencer. E eles não podem escapar a essa escolha”, disse Hillary, em um discurso sobre a política americana para o Afeganistão e o Paquistão em Nova York.
Segundo a secretária, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Talebã escolheu “desafiar a comunidade internacional e proteger a Al-Qaeda (responsável pelos ataques)”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).