DILMA ANUNCIA PROJETO DE “LONGO PRAZO” PARA MÍNIMO
Em sua primeira mensagem lida na abertura dos trabalhos do Congresso, a presidente Dilma anunciou ontem que enviará ao Legislativo um projeto de “longo prazo” de ganho real do salário mínimo, mas que seja “compatível com a capacidade financeira do Estado”. Em meio à queda de braço sobre o novo valor do mínimo, o Planalto elabora uma proposta nos moldes do acordo atual, firmado entre o governo Lula e as centrais. Pela regra, de 2007, o reajuste é calculado pelo crescimento do PIB de dois anos anteriores somado à variação da inflação no ano imediatamente anterior. As declarações da presidente ocorrem às vésperas do envio, pelo governo, de uma medida provisória reajustando o salário mínimo para R$ 545 -aumento praticamente sem ganho real. As centrais sindicais cobram R$ 580, valor que também é defendido por representantes da oposição e até aliados. A definição do valor será o primeiro teste de Dilma no Congresso. Leia mais na Folha.
COM OS COFRES ZERADOS, DILMA SEGURA OS GASTOS
A presidenta Dilma Roussef revelou ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que sua determinação durante 2011 será o corte de gastos para fazer um caixa. Nada de investimentos novos. Liberações apenas para as obras prioritárias do PAC. Ela garante que vai mesmo resistir à pressão do presidente da Câmara, Marco Maia, para liberar os recursos das emendas parlamentares, prometidos na campanha dele.
Mãos abanando. Diante de tanta choradeira, Eduardo Campos não conseguiu liberar um real. Dilma pediu paciência ao aliado e prometeu abrir a mão em 2012.(CLÁUDIO HUMBERTO)
BRAVO, DILMA! FLÁVIO DECAT É O NOVO PRESIDENTE DE FURNAS
Chico de Gois e Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou nesta quinta-feira que o novo presidente de Furnas será Flávio Decat. O convite foi feito pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, nesta tarde, a Decat, no Palácio do Planalto. Ele aceitou. Com isso, Dilma dá um basta ao desafio público feito pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que ameaçava o governo com dossiês contra membros do PT.
Ao confirmar Decat, Dilma também deu força a Lobão, que defendia o nome do ex-presidente da Eletronuclear. Decat também já foi diretor da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Eletrobras e, atualmente é o vice-presidente do Grupo Rede do setor privado.
BZ-Manda quem pode, e obedece quem tem juizo
PRESIDENTA ENFRENTA PARTIDOS, MAS TESTE SERÁ COM O MÍNIMO
A presidenta Dilma Rousseff ficou furiosa com os movimentos de Eduardo Cunha, que foi para a imprensa reclamar de jogo sujo por parte de setores do PT “incrustados no governo” e fez ameaças veladas ao afirmar que “quem com ferro fere, com ferro será ferido”. O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, atuou nos últimos dois dias como bombeiro para jogar água na crise. Certo de que o PMDB não sairia perdendo, o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, apresentou uma lista de nomes para o comando de Furnas. Todos apadrinhados pela bancada do PMDB no Rio, coordenada por Cunha. “Não aceito. Vou dizer de novo: não, não e não”, insistiu Dilma. Ela também reclamou da entrevista publicada pelo Estado na qual Cunha disse não ter nada contra mudanças em Furnas, desde que houvesse uma espécie de compensação. “O PMDB não vai ficar com Furnas? Tudo bem, vai dar Chesf, outra coisa. Acha que o presidente é feio? Troca. Acha que tem de ser um cara homossexual? Vamos conversar. Dentro de critério político aceitável. Sem sacanagem”, disse Cunha. Dilma não admite disputas pela mídia nem ter a autoridade questionada. Resultado: já avisou a mais de um interlocutor que vai tirar todos os cargos sob controle de Cunha. Nem Michel Temer conseguiu a pacificação. (Estadão)
GOVERNO PREPARA MEDIDAS PARA CONTER IMPORTAÇÕES DA CHINA
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já decidiu que serão adotadas medidas para conter as importações da China.
Ele determinou que sejam estudadas medidas para conter os efeitos da importação chinesa no mercado interno.
Mantega está convencido de que o País precisa regular as importações para evitar um desequilíbrio da balança comercial, principalmente de produtos manufaturados.
Ainda não há definição, contudo, de quais serão as novas regras.
A CNI encaminhou uma série de propostas, uma delas de cobrar taxas para trazer bens que tenham produção correspondente no Brasil.
BZ-No afã de conseguir o sonhado assento permanente nao Conselho de Segurança da ONU, a canhestra política de Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia, convenceram Lula a tratar a China como pais comercial, um país que usa práticas cruéis como baixos salários, férias curtas ou nenhuma, moeda sub-valorizada, etc...Agora taí o resultado, um verdadeiro abacaxi para ser resolvido pela atual administração.
ROSSANO MARANHÃO ASSUME SECRETARIA DA AVIAÇÃO CIVIL
Patrícia Duarte, O Globo
O ex-presidente do Banco do Brasil (BB) Rossano Maranhão aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff e vai assumir a Secretaria da Aviação Civil, ligada à Presidência da República, com status de ministro. O convite foi antecipado nesta quinta-feira pelo colunista do GLOBO Ancelmo Gois, em seu blog.
A principal missão de Rossano será melhorar a estrutura de uma das áreas mais sensíveis para o governo com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio dois anos depois. A Secretaria de Aviação Civil terá sob seu comando a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Dilma fez questão de entrar pessoalmente nas conversas com o executivo, considerado bastante competente e sério.
Funcionário de carreira do BB, foi diretor da Área Internacional no governo Fernando Henrique Cardoso, foi alçado à vice-presidência no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no qual assumiu a presidência da estatal em novembro de 2004. Deixou o BB dois anos depois. Em seguida, assumiu a presidência do banco Safra, de onde sai agora para tentar pôr nos eixos um dos calcanhares de Aquiles do governo federal.
BZ-Uma coisa que não entendemos. Um diretor de banco ganha salários e vantagens muito maiores que um alto funcionário federal. Abdicar dessas vantagens pelo amor a pátria....
O Chanceler Patriota |
ITAMARATY CRITICA EM NOTA OS ATOS DE HOSTILIDADE À IMPRENSA BRASILEIRA NO EGITO
O Itamaraty soltou nesta quinta nota oficial em que “deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise no Egito, em particular os atos de hostilidade à imprensa reportados nestas terça e quarta”. Na nota, o governo brasileiro “protesta contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, e manifesta a expectativa de que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país”. No documento, o Itamaraty diz que o governo brasileiro espera que o momento de instabilidade seja superado com a maior rapidez possível em um contexto de “aprimoramento institucional e democrático do Egito”. (A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).