Os efeitos da acirrada concorrência com o mercado asiático começaram a ser sentidos no polo calçadista baiano. Principal indústria do segmento da Bahia, a Vulcabrás Azaleia, em Itapetinga, tem enfrentado dificuldades para competir nos mercados interno e externo e, desde novembro do ano passado, demitiu cerca de 1,4 mil trabalhadores, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Itapetinga e Região. Desde o início deste mês, os trabalhadores estão em férias coletivas. O temor da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT), que participa das negociações, é que haja novas demissões no retorno das atividades, previsto para o início do mês de abril. “Nós temos informações de que os objetivos da empresa é chegar a 4 mil demissões”, afirma o presidente da CUT-BA, Martiniano Costa. Atualmente, a empresa é responsável pelos empregos de 19 mil funcionários na Bahia. “Estamos preocupados com a possível perda de mais postos de trabalho. Mais demissões vão representar um forte baque na economia dos municípios da região”, afirma James Santos Alves, diretor administrativo do sindicato. (A Tarde)
BZ-Herança da administração anterior e sua canhestra política externa de concessões.
BZ-Herança da administração anterior e sua canhestra política externa de concessões.
SETORES DO PT COGITAM CANDIDATURA DE GABRIELLI AO GOVERNO EM 2014
Deu na coluna Tempo Presente do jornal A Tarde sob o título “Gabrielli vem aí”: “Quem está em vias de entrar em cena, segundo alguns segmentos petistas, é José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras. A ideia, segundo eles, é pisar firme nos palanques de 2012 para ser visto em 2014. Tal expectativa é alimentada por segmentos petistas que tentam criar, dentro do partido, uma opção consistente ao nome do senador Walter Pinheiro em 2014″.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), participou neste domingo, em Salvador, do primeiro ato político de seu novo partido, o Partido Social Democrático (PSD). O anfitrião do encontro, que reuniu políticos de diferentes siglas em um hotel da capital baiana, foi o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, atualmente no PP, e que deve presidir a sigla de Kassab na Bahia. “Nasce, aqui na Bahia, o PSD. Um partido do povo, para o povo”, afirmou o prefeito em discurso. O objetivo de Kassab com a nova legenda é viabilizar sua candidatura ao governo do Estado de São Paulo em 2014. Já a escolha de Salvador para o ato foi uma maneira de sinalizar abrangência nacional da sigla, que será oficialmente apresentada em São Paulo nesta segunda. Kassab também elogiou o “espírito democrático” do governador da Bahia, Jaques Wagner, que não compareceu ao evento mas demonstrou sua anuência ao projeto ao receber logo em seguida o prefeito e o vice-governador em sua residência oficial. O ato contou ainda com a presença da cúpula do PT baiano: senador Walter Pinheiro, deputados federais Nelson Pelegrino e Josias Gomes e o presidente regional da sigla, Jonas Paulo, além de deputados estaduais da legenda. Pelo PSB, partido que já defende alianças com a sigla de Kassab, esteve a senadora Lídice da Mata (PSB). Entre os políticos que assinaram o manifesto de criação da nova sigla e que deverão reforçar os quadros da legenda estão os deputados federais Paulo Magalhães (DEM), Fernando Torres (DEM) e José Carlos Araújo (PDT). Outro deputado federal baiano que já declarou seu ingresso no PSD é Edson Pimenta (PCdoB). Em discurso, Torres se disse “perseguido” pela atual cúpula do DEM e associou o partido ao regime militar (1964-1985). O pedetista Araújo afirmou, ao justificar a adesão ao projeto kassabista, que “a Bahia e o Brasil queriam uma alternativa”. (iG)
O ex-deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) utilizou o seu twitter para analisar as novas movimentações da política baiana em torno do Partido Social Democrático (PSD) que está sendo criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. “O nome do partido do Kassab, PSD, por si só mostra criatividade e desejo de ser o novo na política brasileira”, ironizou. “Na Ba, o governador ajuda a montar o partido do Kassab como linha auxiliar. Quem diria cabeça branca cada dia mais parecido com o original”, declarou Geddel, comparando o governador Jaques Wagner (PT) ao ex-governador e ex-senador ACM, conhecido como “Cabeça Branca”. Na Bahia, o PSD está sendo criado com o apoio do vice-governador Otto Alencar (PP). O PMDB de Geddel deve sofrer defecções para o PSD. Os deputados estaduais Alan Sanches, Ivana Bastos e Timóteo Brito cogitam ingressar no partido, que fará parte da base aliada do governo estadual. (Thiago Ferreira)
BZ-Coisas de quem está por baixo por fora na política. Pura dor de cotovelo...
BZ-Coisas de quem está por baixo por fora na política. Pura dor de cotovelo...
O governador Jaques Wagner fez um convite ao presidente norte-americano Barack Obama, durante o almoço de recepção no Palácio do Itamaraty, em Brasília, neste sábado (15). Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia chamou o primeiro presidente negro da história dos EUA para visitar a Bahia, o estado brasileiro com maior número de afrodescendentes. A resposta ao convite foi positiva. "Quero voltar novamente ao Brasil e ir à Bahia", disse Obama. O primeiro convite de Wagner foi feito logo que Obama venceu as eleições nos EUA, em novembro de 2008. O presidente norte-americano agradeceu novamente e respondeu que vai colocar a Bahia em sua agenda de visitas. Wagner aproveitou a ocasião para presentear Obama com um Oxóssi de prata, orixá deus das matas, da caça e da fartura, e com um livro sobre turismo étnico, em inglês, com fotos e a história da Bahia, além de dicas de lugares para visitar. (BN)
Transcende em muito a ausência de Tosco no almoço com Obrahma no Alvorada,a mera desculpa de aniversário em família.Mordido com o gringo que não deu as caras na campanha presidencial,quando foi convidado por ele a nos visitar e aproveitar a visita para cacifar a candidata que apoiou,Mentirosa,além de contenciosos relativos ao Irã e Honduras,a grosseria de se alegrar em ver o País de Obrahma em dificuldades para reerguer sua economia,some aspectos de agrado ao público interno petralha como ataque a Lìbia e maior proximidade com os EUA,ceva seu público mais à esquerda.Lhe disse,faz meses,que no ano que vem Mentiroso faria oposição à Mentirosa,dá indícios de que estou certo.Não ficará barato esse incidente,Incompetente verá logo a ira do seu patrono.Cabe perguntar:a Princesinha Nórdica foi só protocolar,ou quer começar a se livrar do estorvo,do urubu que teima em rondar seu desgoverno? A Autoritária e Tosco serão mais uma tumultuosa relação política entre antecessor e ex-protegida
ResponderExcluir