sexta-feira, 18 de março de 2011

NACIONAIS

18/03/2011

DILMA QUERIA JANTAR. OBAMA PREFERIU UM COQUETEL RÁPIDO
Demétrio Weber, O Globo
O presidente Barack Obama encerrará a programação de sábado, em Brasília, com um coquetel no Palácio da Alvorada. O Itamaraty informou nesta quinta-feira que Obama será recebido às 17h20m e deve ficar no Alvorada até as 18h. Depois ele seguirá para o Rio. No coquetel, serão servidos sucos de frutas tropicais e pão de queijo.


Pelé e o presidente Clinton

OBAMA DEVE BATER ‘BABA’ NA CIDADE DE DEUS
Fã declarado do “soccer”, o presidente norte-americano Barack Obama deve incluir em sua agenda, na visita ao Brasil neste final de semana, uma partida de futebol na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O bate-bola deve ser com meninos da comunidade, no domingo (20), quando o governante estará no Rio com extensa agenda, dentro da qual também há um discurso na Cinelândia, centro antigo da capital fluminense. A “pelada” ocorrerá quase 15 anos após o então presidente dos EUA Bill Clinton ter visitado a favela da Mangueira, na zona norte do Rio, onde cobrou um pênalti na Vila Olímpica da comunidade. O professor de educação física Orlando Muniz coordena a escolinha de futebol da Cidade de Deus e está responsável por escolher 16 crianças que vão trocar alguns passes de futebol com Obama. Segundo ele, o pedido foi feito pela equipe de segurança do presidente Obama. “Vamos ver se ele é bom de bola”, disse o professor. Informações do Ig

BRASIL QUER RELAÇÃO DE ‘IGUAL PARA IGUAL’ COM OS EUA, DIZ MINISTRO
O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quinta-feira que o governo brasileiro espera ter um novo patamar nas relações com os Estados Unidos a partir da visita do presidente Barack Obama ao Brasil. “O Brasil quer uma relação de igual para igual. As circunstâncias no mundo de hoje favorecem isso”, afirmou Patriota. Segundo o ministro, o Brasil busca uma relação de cooperação, e não de agressão. “Estamos em articulação com os nossos vizinhos e com o mundo em desenvolvimento, que oferecem frentes múltiplas de cooperação. Queremos multipolaridade da cooperação, não da rivalidade, do protagonismo e da confrontação”, afirmou. Patriota disse que Obama vem ao Brasil em um bom momento. “Dos nove presidentes americanos que visitaram o Brasil, esta será a ocasião em que um presidente norte-americano encontrará o país em melhores condições econômicas, políticas e com um perfil internacional elevado, uma diplomacia muito ativa, um alcance verdadeiramente global da diplomacia”, afirmou. De acordo com Patriota, o Brasil também tornou-se exemplo no campo democrático. “O Brasil se consolidou como democracia”. O ministro ressaltou ainda que, em 2009, Obama já havia indicado que tinha interesse em conhecer o Brasil.(G1 e agências)


Universidade de Harvard

DILMA VAI NEGOCIAR COM OBAMA VAGA EM UNIVERSIDADES DOS EUA
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, em Uberaba (MG), que vai negociar com o presidente norte-americano, Barack Obama, que chega ao Brasil no próximo sábado, vagas para brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Ela discursou durante cerimônia de assinatura de um acordo para a construção de uma fábrica de fertilizantes. “Nos interessa garantir oportunidades a brasileiros universitários para fazer cursos no exterior. Uma das questões que vamos discutir seriamente com o presidente Obama na sua visita ao Brasil é, nós damos conta das bolsas, nós queremos vagas e oportunidades nas grandes faculdades e universidades americanas”, afirmou. Atualmente o Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda, tem parcerias com universidades espanholas. (G1)
BZ-Iniciativa das mais louváveis. Nos Estados Unidos estão algumas das melhores universidade do mundo, centros de excelência em ensino e desnvolvimento de conhecimento tecnológico, coisa que muito nos faz falta.

Tânia Cooper Patriota

AMERICANA, MULHER DE PATRIOTA SERÁ GUIA DE MICHELLE OBAMA NO PAÍS
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, será ciceroneada pela conterrânea Tânia Cooper Patriota, mulher do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, nos dois dias que passará em Brasília e no Rio de Janeiro. Americana, Tânia é funcionária da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalhou recentemente na Colômbia e no Haiti. No Brasil, Michelle e as filhas Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos, terão agendas separadas da programação do presidente norte-americano, Barack Obama. Por questões de segurança, a Embaixada dos Estados Unidos não detalhou as atividades e passeios que elas farão em Brasília e no Rio. Porém, há confirmações que em Brasília a primeira-dama e as filhas assistirão a um espetáculo cultural e terão encontro com jovens estudantes brasileiros. Também há expectativa de visitas a uma escola pública e até ao zoológico, mas essas duas possibilidades não foram confirmadas por enquanto. (Terra)

EXÉRCITO COMPRA R$ 83 MIL EM RÁDIOS PARA FAZER SEGURANÇA DE OBAMA
Amanda Costa/Contas Abertas
A poucos dias da chegada do presidente dos Estados Unidos da América ao Brasil, autoridades brasileiras fazem os últimos ajustes no esquema de segurança montado para receber Barack Obama. Na última terça-feira (15), o Comando da Brigada de Infantaria Pará-quedista do Exército, sediada na Vila Militar do Rio de Janeiro, autorizou a compra, por R$ 83,6 mil, de 20 rádios portáteis de comunicação para atender à operação de segurança preparada por conta da visita do presidente norte-americano.

GOVERNO QUER REGIME ESPECIAL DE LICITAÇÃO PARA COPA E OLIMPÍADA
O governo quer que as obras para as Olimpíadas de 2016 e para a Copa do Mundo de 2014 sejam contratadas por um regime especial de licitação, mais simplificado e ágil do que o estabelecido pela atual Lei de Licitações. Na quarta-feira, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) se reuniu com membros de várias áreas do governo e disse à Reuters que ficou definida a criação de regras especiais para licitação de “todas as obras que estão na carteira de investimentos” da Copa e das Olimpíadas. Inicialmente, havia previsão apenas de que a reformulação dos aeroportos teria um regime específico de contratação. Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ainda não está acertado como isso será levado ao Congresso. “Ainda não sabemos se vai ter uma nova medida provisória para isso ou se vamos incluir numa medida provisória já em tramitação”, disse. (Reuters)
BZ-Tudo em nome da pressa. Nunca vimos o mesmo empenho quando se fala em obras para atender aos desabrigados das avalanches. Será que é mesmo pressa ou há uma outra inconfessável intenção?



‘DILMA AFIRMA QUE GOVERNO FARÁ CONCESSÃO EM AEROPORTOS
A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal “Valor Econômico”, que o governo fará concessões em aeroportos para favorecer a expansão da aviação civil. “Vamos fazer concessões, aceitar investimentos da iniciativa privada que sejam adequados aos planos de expansão necessários. Vamos articular a expansão de aeroportos com recursos públicos e fazer concessões ao setor privado. Não temos preconceito contra nenhuma forma de investimento nessa área, como não tivemos nas rodovias”, disse a presidente. Leia mais no G1.

MEU GOVERNO SERÁ UM GOVERNO MUNICIPALISTA’, DIZ DILMA
A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que terá uma relação “qualificada e de parceria” com prefeitos, já que uma série de projetos de seu governo só poderá ser viabilizada com o apoio das prefeituras. “Vocês podem ter certeza: meu governo será um governo municipalista”, disse a presidente, que esteve em Uberaba (MG) no evento de assinatura do protocolo para a implantação da uma unidade de fertilizantes da Petrobras na cidade mineira. Dilma ainda trocou elogios com seu adversário político, o governador Antonio Anastasia, do PSDB, o qual foi chamado por ela de “excelente parceiro”. Anastasia retribuiu o elogio e disse que Minas Gerais está aberta a parcerias com o governo federal e que “o nível de maturidade política permite, especialmente entre nós mineiros, as condições ideais ao desenvolvimento”. (Agência Estado)

SHAKIRA DÁ VIOLÃO A DILMA E PEDE AJUDA PARA SUA FUNDAÇÃO
A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira a cantora pop Shakira no Palácio do Planalto. O motivo da visita foi um pedido de ajuda para a Fundação Alas, entidade assistencial da qual a colombiana é representante. Durante a visita, a presidente foi presenteada com um violão e prometeu parceria do Brasil no combate à miséria infantil. No breve encontro – que durou cerca de 30 minutos – Shakira levou a Dilma um pedido de cooperação com a fundação, organização da qual a cantora faz parte há três anos. A entidade atua em toda América Latina divulgando a “importância de se investir na primeira infância e em iniciativas relativas ao desenvolvimento precoce”. Sorridente, a colombiana conversou rapidamente com a imprensa antes de deixar o Palácio. “Isso coincide com a luta da presidenta Rousseff. A gente falou durante o encontro sobre a possibilidade de trabalhar junto. Queremos trabalhar juntos, mão em mão. [...] O Brasil é um país líder na região, um país de grande importância no mundo e agora temos um desafio: fazer com que todas as crianças de 0 a 6 anos no Brasil e na América Latina tenham oportunidade de frequentar escolas e também receber estímulo e nutrição, que são tão vitais durante os primeiros anos de vida”, afirmou. (R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).