BZ com ajuda do G1/Estadão/Folha/O Globo/Agências de Notícias
Sem dúvida alguma é o grande assunto do dia. A visita do presidente americano, dentro do contexto mundial do momento (Líbia, Iemen, Arábia Saudita, Egito e Japão), demonstra que os EEUU dão grande importância ao Brasil e está revestido de muitos simbolismos.
- O Air Force One pousou em Brasília exatamente às 07:31 horas desta manhã.
- É a primeira vez que um presidente americano vem ao Brasil, antes de ter sido visitado pelo seu colega brasileiro;
- O presidente trouxe sua família, como a dizer que a visita vai além do formalismo oficial, do interesse entre os países;
- Há muitos pontos de divergência, e outros tantos de convergência.
- Temos o alcool combustível que custa 30% do produzido nos EEUU, via milho. Por isso o nosso etanol é fortemente taxado para entrar no mercado americano, o maior consumidor de combustível do mundo. Esse é um ponto que precisa ser negociado.
- Temos o biodiesel, que ainda precisa ser desenvolvido e os EEUU tem a tecnologia que necessitamos.
- Os EEUU tem algumas das melhores universidades do mundo, onde desenvolvem conhecimento científico e tecnólogico do qual necessitamos para o nosso desenvolvimento.
- Os EEUU tem os jatos militares que necessitamos para o raparelhamento de nossa Força Aérea e nós temos os jatos civis de tamanho médio que eles precisam para seu transporte regional de passageiros.
- Temos o potencial de produção de petróleo e poderemos nos tornar no maior e mais confiável fornecedor ao mercado americano, o maior consumidor do mundo
- Temos intresse em ter o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e o apoio dos EEUU é decisivo para tal objetivo.
- Os EEUU estão querendo recuperar a importância que tinham na relação comercial com o Brasil, e que estaria perdendo para a forte participação da China. O Brasil, se for pragmático, pode tirar vantagens dos dois lados.
- Numa América do Sul, com o caudilho falastrão Chávez, o cocalero Morales, o arrogante e insignificante Correia, a indefinida e despreparada peronista Cristina Kirchner, a ex-terrorista e ex-guerrilheira
Dilma, pelas suas atitudes moderadas no exercício do poder, se destaca e parece ser a melhor interlocutora.
- O Brasil está finalmente preparado para conversar com os Estados Unidos, de igual para igual. Há que se portar de modo pragmático.
O presidente Barack Obama tem pressa, após a ONU decidir pela zona de exclusão aérea na Líbia, sem apoio do Brasil, e tentará encurtar sua vista, porque é iminente uma ação militar da OTAN na região, com participação americana. O serviço secreto cancelou o ato de Obama na Cinelândia para evitar os anunciados protestos esquerdopatas e da quase risível escolha do local, sugerido pelo governador Sérgio Cabral.
Ideia de jerico. O “comício” de Obama estava previsto num domingo que poderá ter praia e escasso público que não fala inglês. Havia o risco de fracasso.
Por que cancelou. Os EUA receberam como piada a oferta de Sergio Cabral de pôr uma claque pró-Obama na Cinelândia contra os gatos pingados do contra.
Por um fio. Também subiu no telhado a visita do presidente dos Estados Unidos à “pacificada” favela da Cidade de Deus.
Aqui, não. O serviço secreto dos EUA nem se lembram da sua própria História: somente americanos matam ou tentam matar presidentes americanos. (CLÁUDIO HUMBERTO)
MICHELLE É A PRIMEIRA-DAMA MAIS POPULAR DESDE JACKIE KENNEDY
Carolina Cimenti, especia para o iG, Nova York |
Desde que John F. Kennedy foi eleito presidente dos EUA, nos anos 60, a família que ocupa a Casa Branca é considerada a Família Real americana. Mas nenhuma primeira-dama que veio depois de Jacqueline Kennedy recebeu tanta atenção e foi considerada tão popular quanto a atual, Michelle Obama, de 47 anos, que acompanha o presidente dos EUA, Barack Obama, no seu giro latino-americano por Brasil, Chile e El Salvador entre 19 e 23 de março. Mulher de presidente americano é mãe, ícone de moda, advogada bem-sucedida e, acima de tudo, cheia de opiniões
EX-PRESIDENTES
- Luiz Inácio Lula da Silva foi o único ex-presidente brasileiro que recusou convite para ir ao almoço oferecido hoje por Dilma Rousseff, no Itamaraty, ao colega norte-americano Barack Obama, que inicia nesta manhã, por Brasília, sua visita ao país.
- Todos os ex-presidentes após 1985 foram chamados -José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso irão ao almoço. Até ontem, Itamar Franco não havia respondido ao convite, mas era esperado no evento.
BZ-Há duas versões explicando a posição do ex-presidente Lula: não foi para não ofuscar a presidenta Dilma, que necessitaria se firmar, ou não foi por pura dor de cotovelo. Você julga.
GRUPO DO PT DESAFIA PLANALTO E CONVOCA PROTESTO CONTRA OBAMA
Apesar da insatisfação do Planalto e da própria cúpula do PT com as críticas de filiados ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continuam a circular nos bastidores do partido documentos elaborados por grupos internos petistas convocando militantes a protestar durante a passagem do líder norte-americano pelo país. Em uma carta de seis parágrafos, endereçada aos integrantes do Diretório Nacional do PT, a cúpula da “Articulação de Esquerda”, corrente petista da qual participam a ministra da Secretaria Especial das Mulheres, Iriny Lopes, e o historiador Valter Pomar, conclama os movimentos sociais a protestarem pelo “imediato fechamento da prisão em Guantánamo, da suspensão do bloqueio contra Cuba e pela revisão das leis de imigração nos Estados Unidos
BZ-Coisa absolutamente normal em um país democrático, onde é livre a manifestação das preferências políticas.
ACM NETO PARTICIPA DE ALMOÇO COM BARACK OBAMA
O deputado ACM Neto (DEM) foi convidado para participar do almoço que a presidente Dilma Rousseff oferece, neste sábado, para o presidente dos EUA, Barack Obama. Neto foi convidado como líder do Democratas, e vai representar o partido no almoço, que acontece no Itamaraty, em Brasília. É a primeira visita de Barack Obama à América do Sul depois que ele foi eleito. O chefe de Estado norte-americano participa também de eventos no Rio de Janeiro e depois embarca para o Chile.(POLÍITICA LIVRE)
BZ-Apropriada a atitude republicana da Presidência da República, em convidar líderes da oposição, mostrando que agora distingue os interesses do Estado dos interesses do Governo e dos Partidos políticos
Protesto inconsequente
ResponderExcluirComo já se esperava, baderneiros do PT, PC do B, PST-U, PSOL e outras entidades de "movimentos sociais" (??) enviaram seus militantes para as ruas do Rio de Janeiro em protesto à visita do Presidente americano. Esses vermelhóides praticaram atos de terrorismo utilizando como arma coquetéis molotov atirados contra o consulado americano. Foram reprimidos e muito bem pela Polícia Militar, sendo alguns desses marginais presos, mas logo estarão nas ruas novamente pois no Brasil de hoje impera a impunidade. Será que esses meliantes não sabem que seus atos só vão prejudicar seu próprio governo? A Presidente já tinha avisado que não queria agitações e protestos mas esses bandidos vivem disso.
As diferenças entre o idioma inglês e o português são muito profundas. Ora isso todo mundo sabe. O que os sábios militantóides amestrados PTistas não sabem, é que: "That's the man" pode ser uma maneira educadamente irônica para dizer: "Esse é o palhaço". Dadas as explicações ao pseudo-intelectuais militantóides amestrados, vamos aos fatos. Esse trapo do Lulla, em uma situação dessas não roubaria a cena, a menos que ele não soubesse o lugar dele, bom ele não sabe, vive de se autopromoção. Também não entendo onde e quando FHC quer aparecer, ele não faz o menor esforço para isso. É natural que muitas pessoas o procurem ou o tenham como referência. Diferente do Lulla, FHC não precisa de holofote e nem fazer barulho. Quem tem noção de realidade sabem quem ele é. O PT vive de fazer barulho, de cortinas de fumaça para suas escaramuças. Gente, parem de mentir, e vão ao psiquiatra. Complexo de inferioridade pega mal. Ser amestrado, também.
ResponderExcluir