ACHAM EM FUKUSHIMA CORPOS DE DOIS FUNCIONÁRIOS, MORTOS PELO TERREMOTO
Efe
TÓQUIO - Dois funcionários da Tepco, a empresa que opera a usina de Fukushima, desaparecidos desde o dia 11 de março foram encontrados mortos no porão de uma das unidades da usina nuclear, informou neste domingo a "NHK".
Os dois funcionários, de 21 e 24 anos, trabalhavam na manutenção do prédio de turbinas do reator 4, onde lhes surpreendeu o forte terremoto de 9 graus de magnitude na escala aberta de Richter seguido do tsunami.
BZ-A tragédia japonesa parece não ter fim. A gravidade do vazamento radioativo ainda não foi totalmente avaliado, e deverá levar anos ou décadas produzindo efeitos negativos.
REBELDES LÍBIOS ANUNCIAM QUE TOMARAM BREGA
As forças rebeldes que lutam para tirar o ditador Muamar Kadafi do poder anunciaram, neste sábado (2), que voltaram a controlar a cidade petroleira de Brega, no leste da Líbia. A informação não foi confirmada por fontes independentes, entretanto, dezenas de veículos incendiados do Exército líbio foram abandonados na margem das estradas da região. De acordo com um repórter da France Press que esteve em Brega, cidade a 800 km da capital Trípoli, relatou que viu sete corpos carbonizados de integrantes das forças oficiais. Brega tem sido cenário de violentos combates e é a linha de frente entre o Exército de Kadafi e os rebeldes, que nos últimos dias foram obrigados a recuar para Ajdabiya, mais ao leste. Desde o início do ano, um levante pede a renúncia do ditador, há 42 anos no poder. As manifestações se transformaram em confrontos violentos e passaram a ser reprimidos com força pelo regime. Das Agências.
COSTA DO MARFIM: CONFLITOS AUMENTAM NA CAPITAL
O Globo
Soldados leais a Alassane Ouattara encontraram neste sábado forte resistência de combatentes do presidente Laurent Gbagbo na capital da Costa do Marfim, Abidjan, enquanto ambos os lados lutam pelo controle do país do oeste africano.
Houve confrontos entre forças leais aos dois rivais nos arredores do Palácio Presidencial, na emissora estatal RTI e em bases militares. Um repórter da Reuters ouviu tiros e explosões de pesados bombardeios perto do palácio durante toda a manhã.
BZ-Os povos africanos estão se manifestando continuamente contra os tiranos.
SÍRIA: ASSAD É O PEÃO CHAVE NO TABULEIRO DE XADREZ DA REGIÃO
O Globo
Quase uma reviravolta irônica. Jornais libaneses brincavam, na semana passada, com as queixas do governo sírio - segundo as quais o Líbano estaria interferindo em suas questões internas.
Historicamente os maiores influenciados pelas manobras sírias, os libaneses vêm acompanhando apreensivos as mazelas dos vizinhos. Com tensões sectárias mais uma vez expostas, em Beirute o grupo xiita Hezbollah culpa os rivais do bloco pró-Ocidente por fornecer armamento a opositores do presidente sírio, Bashar al-Assad.
AFEGANISTÃO: QUEIMA DO ALCORÃO DEIXA MORTOS E FERIDOS
O Globo
Um ataque de afegãos inconformados com a queima do Alcorão por um pastor americano pode ter deixado nesta sexta-feira até 20 membros das Nações Unidas mortos, sendo dois deles decapitados, na cidade afegã de Mazar-i-Sharif, informaram autoridades da ONU.
O porta-voz das Nações Unidas no país, Dan McNorton, confirmou apenas a morte de sete estrangeiros. Mais cedo, a polícia local informou que ao menos oito estrangeiros tinham morrido, sendo quatro deles guardas nepaleses. A chancelaria da Suécia informou que um cidadão do país está entre os mortos.
BZ-Quando a intolerância e o radcalismo afloram, esse é o resultado. Um radical pastor da Flórida queimou um Corão, o livro sagrado dos mulçumanos, e do outro lado o Talibã reage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).