Na foto, falta o presidente da Árica do Sul |
PARA DILMA, AGENDA DOS BRICS NÃO PREVÊ CONFRONTO COM OUTROS PAÍSES
Silvia Salek/Enviada especial da BBC Brasil a Sanya
A presidente Dilma Rousseff disse, durante o terceiro encontro de cúpula dos Brics, na China, que as cinco nações "não se organizam contra nenhum grupo de países" e defendeu que a "verdadeira prosperidade tem de ser compartilhada por todos".
"A agenda dos Brics não se define por oposição a nenhum outro grupo. Queremos agregar", disse. "Somos a favor de um mundo multipolar, sem hegemonias nem zonas de influência", acrescentou.
Durante o encontro, os países buscaram consenso em alguns temas de interesse comum e defenderam uma reforma no sistema monetário internacional "com reservas internacionais de ampla base", uma alusão às propostas de diversificar a actual dependência do dólar como moeda de referência.
BZ-BRIC, Brasil, Rússia, India e China, agora é BRICS, com a entrada da África do Sul (South Africa, em inglês).
REI DO PORNÔ CONTA VIDA SEXUAL DOS PRESIDENTES
O rei do pornô dos Estados Unidos, Larry Flynt, escolheu a Casa Branca para ser objeto do seu mais novo escândalo - um livro que revela as aventuras sexuais dos presidentes. A obra promete contar, inclusive, casos de homossexualidade dos chefes de Estado americanos.
De Thomas Jefferson até Bill Clinton, todos os líderes da maior potência do mundo esconderam algum segredo, dentro ou fora do Salão Oval. Essa é a premissa da qual parte One Nation Under Sex (uma nação sob o sexo, em tradução livre), uma peculiar pesquisa histórica do líder da indústria pornográfica americana, Larry Flynt. (EFE)
BZ-Larry Flint é uma pessoa muito corajosa. Muitos anos atrás enfrentou o lado puritano e conservador da sociedade americana, alegando que matar, uma ação ilegal, podia ser mostrada abertamente pela mídia (a TV americana levava ao ar as batalhas da querra do Vietnã, ao vivo) e que fazer amor, uma ação legal, não podia ser mostrada abertamente. Na opinião dele, isso era cinismo e hipocrisia. Essa luta lhe rendeu muito dinheiro, prestígio mas também muitos dissabores, meses de cadeia e um tiro que levou de um fanático puritano, que o deixou parapélgico para o resto da vida.
ITÁLIA: LEI DIMINUI TEMPO DE PRESCRIÇÃO DE PROCESSOS
Assimina Vlahou, BBC Brasil
A Câmara dos Deputados italiana aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que diminui o tempo de prescrição dos processos judiciais. Segundo a oposição, a nova lei favorece o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, porque invalida um processo no qual o premiê é acusado de corrupção.
A nova lei foi aprovada por 314 votos contra 296, mas ainda deve passar pela votação do Senado, onde Berlusconi conta com uma ampla maioria.
Ela determina a diminuição do tempo de duração dos processos e encurta o período de prescrição nos casos em que os acusados não possuem antecedentes criminais.
Oposição diz que nova lei beneficia o premiê, acusado de corrupção.
BZ-Aqui no Brasil é a mesma coisa, a prescrição de crimes só beneficia os criminosos, especialmente os políticos de alto escalão.
LÍBIA: LÍDERES OCIDENTAIS E ÁRABES PEDEM RENÚNCIA DE KADAFI
O Globo
Um grupo reunindo potências do Ocidente e países do Oriente Médio pediu pela primeira vez [ontem] a renúncia do ditador líbio, Muamar Kadafi. Os países da Otan, por sua vez, divergiram publicamente sobre a intensificação dos ataques aéreos para ajudar a derrubá-lo.
Em uma vitória da Inglaterra e da França, que lideram a campanha aérea na Líbia e pressionaram por um pedido inequívoco para a mudança no regime, o "grupo de contato" - formado por cerca de 16 países da Europa e do Oriente Médio, mais a Organização das Nações Unidas (ONU), a Liga Árabe e a União Africana - disse que Kadafi precisa deixar o poder.
BZ-Cada dia que passa se torna mais difícil a remoção de Kadafi. Tudo caminha para um grande cambalacho, que vai redundar em absolutamente nenhuma mudança. Pobre povo líbio.
EGITO: MUBARAK É DETIDO EM HOSPITAL
O ex-ditador egípcio, Hosni Mubarak, foi detido nesta quarta-feira (13), enquanto continua hospitalizado na localidade litorânea de Sharm el Sheikhen. Seus filhos, Alaa e Gamal, estão em uma prisão no Cairo. O ex-mandatário foi internado na terça (13) em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após sofrer um ataque cardíaco durante um interrogatório. Há suspeitas de que ele possa ter usado a internação como subterfúgio para evitar a audiência. As detenções ocorreram depois que a Procuradoria Geral ordenou a prisão dos três por 15 dias. Eles são acusados de abuso de poder e enriquecimento ilícito, assim como de envolvimento contra os manifestantes durante a revolta popular que forçou a renúncia do ditador egípcio. Informações da Folha On Line.
BZ-A saída de Mubarak não resolve o problema do Egito. Ele foi substituido por outro general seu amigo, domesmo modo que o general Nasser foi substituido por seu amigo, general Anwar el Sadat, que foi substituido pelo seu amigo, o general Hosni Mubarak. Eleições livres, nem pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).