ESTUDANTES CHILENOS RADICALIZAM LUTA CONTRA O GOVERNO
O Globo
Dirigentes estudantis no Chile decidiram romper o diálogo com o governo e radicalizar a luta, pedindo que universitários não retomem o ano letivo no segundo semestre e convocando uma greve geral para os próximos dias 18 e 19. Um dos fatores que levou ao rompimento é a exigência de que o governo garanta educação totalmente gratuita, o que não foi acatado.
A decisão foi tomada no fim de semana porque, segundo os estudantes, o governo oferece há três meses a mesma proposta que já foi rejeitada. O Executivo está disposto a dar bolsas apenas aos mais pobres, cerca de 40% dos estudantes. Para a classe média (20%), o governo oferece uma combinação de bolsas e financiamento.
HUMALA DEMITE CÚPULA DA POLÍCIA DO PERU EM LUTA CONTRA CORRUPÇÃO
O Globo
O presidente Ollanta Humala demitiu dois terços de todos os generais em vigor da polícia do Peru, em uma faxina sem precedentes para combater a corrupção sistêmica, anunciou o governo nesta segunda-feira. Trinta dos 45 generais da polícia - incluindo seu comandante e o chefe da polícia antidrogas em um dos maiores produtores mundiais de cocaína - foram obrigados a se aposentar por um decreto assinado por Humala.
O presidente, um ex-oficial militar que assumiu o cargo em julho, tem um alto índice de aprovação 65% e fez campanha com promessas de combater a corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).