domingo, 21 de setembro de 2014

INTERNACIONAIS

21/09/2014


COMANDANTE DA OTAN DIZ QUE TRÉGUA UCRANIANA NÃO EXISTE 


Um comandante da Otan disse que o cessar-fogo na Ucrânia "existe somente no nome". Em entrevista após uma reunião na Lituânia, o general da força aérea dos Estados Unidos, 
Philip Breedlove, afirmou que a situação no leste ucraniano não é boa. E as palavras que são ditas nas negociações não refletem a realidade em campo. 
Ele contou ainda que a Rússia movimentou algumas de suas forças dentro da Ucrânia para o sul, para pressionar a cidade portuária de Mariupol, que é favorável a Kiev. 


AFEGANISTÃO FECHA NOVO ACORDO PARA DIVISÃO DE PODER 



Após muita controvérsia, candidatos que disputaram a presidência do Afeganistão chegam a um acordo de divisão de poder. O anúncio foi feito neste sábado. 
E o compromisso deve ser formalizado no domingo. Foram mais de dois meses de trocas de acusações de fraude, até que a ONU conseguiu alcançar um consenso. 
Nas urnas, o vencedor foi o ex-ministro das Finanças, Ashraf Ghani. Porém, a vitória dele não foi aceita pelo ex-chanceler Abdullah Abdullah. Detalhes sobre como funcionará o governo de união serão divulgados nos próximos dias. Reuters


TRIBUNAL DA ÍNDIA CONDENA 13 HOMENS DE ESTUPRO COLETIVO 


O total de 13 homens que participaram de um estupro coletivo de uma mulher no começo do ano foi condenado a 20 anos de prisão pelo tribunal da Índia neste sábado (20). 
A vítima, 20, foi atacada em sua cidade no Estado de Bengala Ocidental, em janeiro, sob a alegação de que a estariam punindo por namorar um homem de religião diferente. 
A ordem para o estupro coletivo partiu de um ancião que chefia um vilarejo local, e que também foi condenado à prisão. Em áreas rurais da Índica, a prática é comum para garantir o cumprimento de leis conservadoras, que contrastam com o pensamento mais progressista das áreas urbanas sobre o tratamento de mulheres. 
A violência contra as mulheres no país foi um tema de projeção internacional desde 2012, após uma estudante ser morta e estuprada por homens em um ônibus. EFE
BZ-Já significa um avanço. Pouco tempo atrás, esse crime era tolerado na Índia, e quase sempre, os agressores ficavam impunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).