sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

NACIONAIS

19/12/2014
PROJETO DO GOVERNO DILMA APEQUENA O ITAMARATY 

A Casa Civil do Planalto já aprontou o projeto extinguindo no Itamaraty os tradicionais Departamento de Promoção Comercial e a Agência Brasileira de Cooperação, que deram sustentação à política externa brasileira nos últimos 40 anos. 
O monstrengo estaria a cargo do sub Beto Vasconcelos. A investida contra o Itamaraty começou com o fortalecimento da Apex, uma agência de promoção da exportação. 
Desde o início do governo Lula, Apex bancou viagens de funcionários monoglotas que recorriam a diplomatas para fazerem o trabalho deles. 
Um ex-embaixador na Arábia Saudita revelou à coluna que a turma da Apex se apropriava de estudos de mercado elaborados por diplomatas. 
A redução de atribuições do Itamaraty decorre da antipatia de Dilma por diplomatas, após sua convivência com o ex-chanceler Antônio Patriota. Cláudio Humberto 
BZ-O Itamaraty tem uma escola especial para preparar seus diplomatas de carreira. No Instituto Rio Branco, o acesso é feito mediante um rigoroso concorrido vestibular. Talvez por não poderem manipula-lo, Lula e Dilma nunca tiveram muito apreço pelo Itamaraty e agora querem diminuí-lo. Uma pena!


ROSEANA SARNEY RECEBERÁ PENSÃO VITALÍCIA APÓS DEIXAR GOVERNO DO MARANHÃO 

A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney receberá pensão vitalícia de R$ 24 mil por mês, segundo determinação do governador em exercício do estado, Arnaldo Melo (PMDB). 
O ato está publicado no Diário Oficial do Estado, do último dia 12, dois dias após a renúncia da peemedebista. Por outro lado, o artigo 45 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual, citado na publicação, já foi revogado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), em decisões de julho de 2003 e abril de 2007, entendimento que também adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Adversários políticos de Roseana já informaram que vão recorrer à Justiça contra a concessão do benefício. 


MAIOR AVIÃO FEITO NO BRASIL DEVE VOAR NO COMEÇO DE 2015 

O primeiro voo do cargueiro KC-390, o maior avião já desenvolvido e produzido no Brasil, deve ocorrer nas primeiras semanas de 2015, informou nesta quinta-feira a Embraer em comunicado enviado ao mercado. 
De acordo com a companhia, o primeiro voo ocorrerá "tão logo toda a preparação seja satisfatoriamente concluída". 
A Embraer apresentou em outubro o primeiro protótipo do cargueiro. A aeronave de transporte de tropas e cargas, que também realiza abastecimento em voo, tem capacidade de transportar até 26 toneladas a 870 quilômetros por hora e pode realizar missões como busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).