10/01/2015
PETROLEIROS REALIZAM PROTESTO CONTRA CORRUPÇÃO NA ESTATAL
Funcionários da Petrobras na Bahia, ligados ao Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), protestaram nesta manhã em frente à sede da empresa, localizada no Itaigara.
De acordo com o diretor geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, os petroleiros estão se sentindo atingidos com a generalização de uma parte de corruptos que culminou em um dos maiores escândalos de corrupção – o petrolão.
“Não se pode confundir, como faz a mídia golpista e interesses do capital, a ação nefasta de um punhado de corruptos e corruptores presos na Operação Lava Jato, com nossa categoria petroleira que ao longo de décadas construiu com trabalho profissional e honrado o que é hoje a Petrobras, quarta maior do setor petrolífero mundial”, disse Deyvid.
O protesto contou com a presença de ao menos dois políticos: os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Sargento Isidório (PSC).
BZ-É a primeira manifestação de um sindicato, que temos conhecimento. Aí no lado esquerdo do BZ tem uma cobrança a esse respeito.
FORÇA SINDICAL NO STF
Miguel Torres não engoliu as restrições no acesso a direitos trabalhistas anunciadas pelo governo para 2015 – e que pouparão 18 bilhões de reais dos cofres públicos.
A contrariedade do presidente da Força Sindical o levou a interromper as férias dos advogados da central sindical e solicitar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), que deve ser protocolada no início da semana que vem no STF.
A ideia de Torres é pedir a suspensão imediata das medidas anunciadas pelo governo, que mudam regras para a concessão de abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença.
Lembrando a Dilma candidata, que disse que não mexeria nos direitos “nem que a vaca tussa”, Torres ironiza: - Ao enfiar medidas goela abaixo dos trabalhadores, Dilma conseguiu fazer a vaca tossir. Por Lauro Jardim/VEJA
BZ-Essa é mais outra "promessa de campanha" feita pela candidata Dilma Rousseff e não honrada pela presidente eleita Dilma Rousseff
DILMA COMANDA OPERAÇÃO PARA SALVAR SETE BRASIL
![]() |
| Uma das plataformas em construção. |
Numa reunião no Palácio do Planalto ontem pela manhã, a presidente Dilma Rousseff comandou uma operação de salvamento da Sete Brasil, maior empresa parceira da Petrobras criada para fornecer plataformas para a exploração do pré-sal – os contratos giram em torno de US$ 27 bilhões.
Mas por que ? A Sete tem dinheiro de fundos de pensão estatais, BNDES, e do BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, novo amigo de infância do ex-presidente Lula – que continua a mandar no Governo.
Foi com vistas a esta reunião que há poucos dias a Sete de repente pediu à CVM – Comissão de Valores Mobiliários a permissão para abrir seu capital, sem venda de ações ainda na Bolsa.
No encontro de ontem, participaram além de Dilma o presidente do BDNES, Luciano Coutinho, e outros executivos e membros do governo. Sem ter como injetar mais dinheiro na empresa, o Governo vai buscar parceiros para a Sete no mercado.
A Sete é a principal fornecedora das futuras plataformas de exploração do esperado óleo do pré-sal em alto-mar. E com dinheiro da União.
Seu último diretor, Pedro Barusco, é alvo da Operação Lava Jato e suspeito de desvio de quase US$ 100 milhões. Pelo visto, está à deriva nesse mar de dúvidas sobre seu futuro, cujo comando fica a milhares de quilômetros da costa. Leandro Mazzini, Correio*
BZ-A título de não prejudicar os fundos de pensão que pertencem aos trabalhadores, o governo vai armazenando razões para "ajudar" os ratos a continuarem roendo a renda do povo brasileiro. Não é justo com o povo brasileiro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).