sábado, 31 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

31/01/2015
IMPRENSA FRANCESA AFIRMA QUE PETROBRAS 'SIMBOLIZA TODOS OS MALES DO BRASIL' 
A repercussão internacional do escândalo Petrolão
A imprensa francesa noticiou nesta quinta-feira (29) notícias sobre a corrupção e os maus resultados do balanço da Petrobras. 
Um dos mais proeminentes periódicos do país, o Le Monde, afirmou em uma chamada de capa que “a Petrobras simboliza todos os males do Brasil”. 
Assinado pelo correspondente do Rio de Janeiro, Nicolas Bourcier, mostrou a queda de 22% nos lucros da Petrobras no período de janeiro e setembro de 2014, e afirmou que a multinacional pagou propinas durante 10 anos “principalmente para a coalizão que está no poder”. 
“Nenhum grupo industrial personificou tanto a ascensão do Brasil, e nenhum se viu no coração de um escândalo. Atingido pela revelação de um sistema de corrupção e de propinas generalizado, o gigante petroleiro se tornou em alguns meses o símbolo de todos os males do Brasil”, afirma o repórter. 
Ele revela três possíveis quadros futuros para a Petrobras diante do escândalo. 
No cenário otimista, o preço do barril do petróleo sobe, a empresa reconhece a corrupção e suas ações sobem 60%. 
Já nas piores expectativas, o valor do barril se aproxima dos US$ 75 e a empresa precisará pagar uma multa de R$ 340 milhões, contando com o BNDES para se salvar. Bahia Notícias 


ÁFRICA DO SUL PÕE EM LIBERDADE PRINCIPAL ASSASSINO DO REGIME DO APARTHEID 

O governo da África do Sul concedeu hoje (30) liberdade condicional a um dos mais conhecidos assassinos do regime do apartheid, Eugene de Kock, condenado por sequestros, torturas e homicídios de opositores ao regime, depois de 20 anos de prisão. 
”No interesse da reconciliação sul-africana, decidi conceder liberdade condicional a Eugene de Kock”, declarou o ministro da Justiça, Michael Masutha, em Pretória. 
O ex-coronel da polícia Eugene de Kock, de 66 anos, cooperou com as autoridades para encontrar os corpos das vítimas e pediu perdão às famílias. 
“Ele pagou a sua dívida à sociedade e creio que é altura de a África do Sul começar a digerir o seu passado”, disse Julian Knight, advogado do “assassino número um” do apartheid. Leia mais na Agência Brasil. 


LÍBIA VIVE CAOS COM 2 GOVERNOS, 1.700 MILÍCIAS E AVANÇO DO ESTADO ISLÂMICO 
A deprimente e grotesca imagem do ditador Kadafi, ao final de seu "reinado de 42 anos".
Em 2011, Muamar Khadafi, que governava a Líbia havia 42 anos, foi tirado do poder depois de um levante popular com a ajuda das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 
Na terça-feira, um ataque contra um hotel de luxo na capital, Trípoli, deixou nove mortos e 12 feridos, uma amostra da violência que prevalece no país. 
A Líbia é governada por dois governos rivais - e tem dois primeiro-ministros. O governo não reconhecido de Trípoli afirmou que o atentado foi uma tentativa de assassinar seu primeiro-ministro, que estava no hotel no momento do ataque. 
"(A Líbia) Tem um primeiro-ministro que representa o governo reconhecido pela comunidade internacional, no leste do país. E tem outro primeiro-ministro, que acredito que estava no hotel na terça-feira, que não é reconhecido pela comunidade internacional e que governa no oeste, sob a bandeira (da coalizão) 'Amanhecer'", disse Ian Pannell, correspondente internacional da BBC. 
BZ-Esse é o maior problema na região. Os governos ditatoriais de Kadafi, Assad et caterva, ainda são melhores que as alternativas dos opositores fanáticos, que raciocinam mais como tribos nômades que como um país.


ATAQUE A MESQUITA XIITA NO PAQUISTÃO DEIXA 20 MORTOS E MAIS DE 70 FERIDOS 

Uma bomba explodiu hoje (30) no interior de uma mesquita xiita, no Sul do Paquistão, matando pelo menos 20 pessoas e ferindo mais de 70, anunciaram fontes policiais e dos serviços de emergência. 
O atentado ocorreu no início da tarde na localidade de Shikarpur, na província de Sindh, pouco depois de terminada a oração de sexta-feira, o dia sagrado dos muçulmanos. 
O secretário de Saúde do governo regional de Sindh, Jam Mehtab Daher, disse que “pelo menos 20 pessoas morreram e 73 ficaram feridas”, acrescentando que 20 feridos mais graves foram transportados para hospitais de cidades maiores. 
O balanço de mortos foi confirmado pelo diretor do hospital civil de Shikarpur, Shaukat Ali Memon. 
Após a explosão, centenas de pessoas foram ao local para ajudar a retirar vítimas que estavam nos escombros do edifício, segundo a mesma agência. 
“A área está cheia de sangue e de corpos e cheira a carne queimada. As pessoas gritam umas com as outras. É o caos”, disse uma testemunha, Zahid Noon. 
O representante de uma organização xiita nacional Rahat Kazmi informou que cerca de 400 pessoas estariam na mesquita no momento do ataque. Esse é o mais sangrento ataque desde janeiro do ano passado, quando 24 peregrinos xiitas que regressavam de ônibus do Irã foram mortos em um ataque na província do Baluchistão (Sul do país). 
O Paquistão tem sofrido um número crescente de ataques desde 2012, executados por grupos radicais da maioria sunita contra integrantes da minoria xiita, que correspondem a cerca de 20% da população. Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).