sexta-feira, 6 de março de 2015

INTERNACIONAIS

06/03/2015
ARGENTINA: INVESTIGADORES PRIVADOS DIZEM QUE PROMOTOR FOI ASSASSINADO 

Sandra Arroyo Salgado, ex-mulher do promotor, disse em uma entrevista coletiva em Buenos Aires, nesta quinta-feira, que as análises mais recentes feitas pelos peritos confirmaram que não havia rastros de pólvora em nas mãos de Nisman e descartam a possibilidade de suicídio. 
Outras conclusões são de que o disparo foi na parte traseira da cabeça e de que o corpo foi movido quando Nisman já estava morto (informação que não constava do relato da promotora Viviana Fein, encarregada da investigação). 
O promotor investigava o atentado contra o centro judaico Amia, em 1994, e havia acusado a presidente Cristina Kirchner de ter acobertado um suposto envolvimento do Irã no episódio. 


G1 AVIÃO COM 125 PASSAGEIROS DERRAPA E BATE EM CERCA EM AEROPORTO DE NOVA YORK 

Um avião com 125 passageiros derrapou na pista do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e bateu em uma cerca na manhã desta quinta-feira (5). 
Segundo a Folha de S. Paulo, a suspeita é que o voo DL-1086, da companhia aérea Delta, tenha sofrido o acidente por causa da nevasca que atinge a cidade. 
Passageiros precisaram deixar a aeronave em tobogãs e alguns ficaram levemente feridos. O aeroporto foi fechado logo após o acidente, mas deve ser reaberto ainda durante a tarde. 


TINTA REPELE XIXI DE VOLTA PARA 'MIJÃO' EM CASAS NA ALEMANHA 

Moradores de St. Pauli, um bairro de Hamburgo, na Alemanha, pintaram suas paredes com uma tinta especial que repele o xixi de volta para o "mijão". 
Os moradores também colocaram placas em alemão e inglês que avisam que as paredes "mijam" de volta. 
A ação, registrada em um vídeo publicado no Youtube, mostra quando alguém tenta se aliviar. 
A urina bate na parede e volta, o que deixa roupas e sapatos molhados. Uma das representantes do grupo, Julia Staron, revelou que, para pintar uma área de seis metros quadrados, foram gastos 500 euros (mais de R$ 1,6 mil) 


COREIA DO NORTE CONSIDERA ATAQUE A EMBAIXADOR DOS EUA “CASTIGO JUSTO” 

A Coreia do Norte declarou hoje (5) que a agressão do embaixador norte-americano, Mark Lipper, em Seul era “um castigo justo” pela decisão dos Estados Unidos de fazer exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul. “Castigo justo para os belicistas dos Estados Unidos”, disse a agência oficial da Coreia do Norte, KCNA, no título de um breve texto, no qual o ataque contra Lippert é chamado de “expressão de resistência”. 
A KCNA afirmou que o ataque refletia a opinião pública sul-coreana, de “crítica aos Estados Unidos, por causarem uma crise na península coreana com perigosas manobras militares conjuntas”. 
Os exercícios militares anuais, que geram sempre tensões com a Coreia do Norte, começaram segunda-feira (2) e envolvem milhares de tropas sul-coreanas e norte-americanas. Kim Ki-jong, o homem que atingiu Lippert com uma faca, disse à polícia que a sua oposição aos exercícios militares foi o principal motivo do ataque. Fontes médicas, citadas pela agência francesa AFP, informaram que Mark Lippert, de 42 anos, está se recuperando da cirurgia à que foi submetido, depois de ter sofrido cortes no rosto e em um dos braços. 
O embaixador deverá ficar hospitalizado em observação durante mais três ou quatro dias, acrescentaram. “Estou bem e animado”, disse Lippert, em mensagem na rede social Twitter. “Estarei de volta o mais rápido possível para fazer avançar a aliança EUA-Coreia do Sul”. 
Os Estados Unidos já condenaram o ato de violência. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul fazem esta semana os exercícios militares anuais conjuntos, que geralmente provocam aumento da tensão com a vizinha Coreia do Norte. As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um acordo e não de um tratado de paz. Agência Brasil
BZ-O embaixador foi atacado e ferido com uma navalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).