sábado, 7 de março de 2015

NACIONAIS

07/03/2015
PESQUISAS QUE CHEGAM AO PLANALTO MOSTRAM DILMA AINDA MAIS IMPOPULAR 


O Palácio do Planalto tem tido acesso a pesquisas que jogam Dilma Rousseff em patamares de impopularidade inéditos em seu governo. 
São números muito piores do que ela obteve após as manifestações de 2013. Fernando Pimentel recebeu na semana passada uma pesquisa encomendada ao Vox Populi que é desastrosa para Dilma. 
Feita apenas em Minas Gerais, onde ela venceu a eleição, a pesquisa mostra que 62% dos mineiros consideram seu governo “ruim” ou “péssimo”. 
Na terceira semana de março, por encomenda da CNI, o Ibope sai às ruas para medir o pulso da população em relação ao governo Dilma. Por Lauro Jardim/VEJA 
BZ-A presidente Dilma está numa situação muito difícil e com tendências a piorar. Que tal renunciar?


RENAN SERÁ INVESTIGADO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA, CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM 

O presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será investigado pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro Teori Zavascki, do STF, autorizou nesta sexta-feira (6) a abertura de três inquéritos contra o peemedebista. A partir das petições 5254 e 5274, Renan Calheiros será investigado, juntamente com o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em dois inquéritos separados. 
O primeiro inquérito é baseado na delação premiada do ex-diretor da Área de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que chegou a afirmar que um "percentual" dos valores dos contratos da Transpetro "são canalizados" para Renan, com quem o ex-presidente da subsidiária da estatal Sérgio Machado se reunia periodicamente em Brasília. 
No segundo inquérito, que também cita o depoimento de Costa, o doleiro Alberto Yousseff, também em delação premiada, conta ter sabido de uma negociação com uma construtora envolvida na Operação Lava Jato em que Aníbal Gomes, espécie de despachante de Renan, iria receber "pagamento da comissão". 
O terceiro inquérito contra o presidente do Senado, a partir da Petição 5260, relaciona Renan ao cometimento dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Entre todos os inquéritos abertos pelo Supremo, este terá o maior número de autoridades envolvidas, cerca de 35. 
Procurado pela reportagem no telefone celular, Renan Calheiros não atendeu a ligação. Um funcionário dele disse que ele não estava e só poderia se manifestar depois. por Ricardo Brito | Estadão Conteúdo 
BZ-Esperamos que desta vez o senador se aposente da política, de onde devia estar banido há muito tempo.


ATENÇÃO: DEFESA DE RENAN É CUSTEADA POR VOCÊ 
O advogado do Senado é o advogado do senador Renan
Renan Calheiros protocolou no STF sua primeira petição no caso do petrolão. Na peça, ele se diz vítima de “inverdades”, sustenta que o procurador-geral Rodrigo Janot “atropelou a legislação” e tenta dissuadir o ministro Teori Zavascki da ideia de abrir inquérito para apurar as suspeitas do seu envolvimento na roubalheira da Petrobras. Renan não contratou advogado. 
Quem assina sua defesa é o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais. Repetindo: delatado na Operação Lava Jato por suposto recebimento de petropropinas, Renan espetou sua defesa no bolso do contribuinte.
Sim, isso mesmo. Você está financiando a tentativa do presidente do Senado de se livrar de uma investigação destinada a apurar o envolvimento dele na violação dos cofres da Petrobras, cujo acionista majoritário é a União, que também é financiada por você. Calma, não se desespere. 
É verdade que Renan acomodou apadrinhados na Petrobras. Entre eles o ex-senador Sérgio Machado, que fincou raízes na Transpetro por 12 anos. Mas todo mundo sabe que Renan fez as indicações movido pelo idealismo, impulsionado pela vontade de servir a sociedade, embalado por uma irrefreável entrega altruísta ao bem público. Josias de Souza, Blog do Josias 


COMERCIAIS PRODUZIDOS PELO PSDB DIRÃO QUE DILMA MENTIU NA CAMPANHA 
O que já está difícil, vai piorar
Quatro comerciais de rádio e TV produzidos pelo PSDB irão ao ar a partir deste sábado. De acordo com a coluna painel, do jornal Folha de S. Paulo, a legenda vai acusar a presidente Dilma Rousseff (PT) de ter mentido na campanha. 
As peças dirão que a presidente prometeu que não aumentaria juros e energia, não mexeria em direitos trabalhistas e que a inflação estava sob controle, mas, ao assumir o segundo mandato, fez o contrário. 
“Nada pior que uma pessoa falar uma coisa e fazer outra. Principalmente se essa pessoa for a presidente da República”, dizem atores em jogral. Discursos de Dilma em 2014 serão mostrados em tablets nas mãos dos eleitores. 
Ao final de cada peça vai aparecer o símbolo do PSDB e o slogam: “O Brasil merece a verdade”. Nenhum político aparece nas inserções. 
BZ-Não há nada tão ruim que não possa se piorado.


CUNHA: VAMOS REBATER TUDO PORQUE ESTAMOS TRANQUILOS NESTE PROCESSO 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ao Jornal da Band que não está preocupado com as investigações que serão abertas a partir da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhada ao Supremo Tribunal Federal na terça-feira, 3, e divulgada agora há pouco. 
“Não estou preocupado, mas quero conhecer o conteúdo, temos o direito de saber o que está se passando”, disse Cunha na entrevista, concedida antes de a lista ser divulgada pelo Supremo. Cunha disse que é preciso saber o conteúdo das denúncias porque já viu muita acusação sem procedência. 
“Vamos rebater tudo porque estamos tranquilos neste processo”, disse o presidente da Câmara dos Deputados. Eduardo Cunha está na noite desta sexta-feira na sede da TV Bandeirantes, na capital paulista, gravando participação no programa Canal Livre, que vai ao ar na noite deste domingo. Elizabeth Lopes, Estadão Conteúdo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).