sexta-feira, 1 de julho de 2016

INTERNACIONAIS

01/07/2016
PROTESTOS DEIXAM DEZENAS DE FERIDOS E DETIDOS NA BOLÍVIA 

Confrontos entre policiais e manifestantes, descontentes com as reformas estatais, deixaram ao menos nove feridos e 29 detidos na região de Cochabamba, na Bolívia, segundo dados oficiais. 
A confusão teve início quando forças policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para tentar dispersar manifestantes que bloqueavam uma importante estrada local, que liga a capital, La Paz, a El Alto. 
Sindicalistas dizem que o número de detentos pode ultrapassar 60. Os incidentes foram registrados no primeiro dia de uma paralisação de 72 horas convocada pela Central Operária Boliviana (COB), que até então era aliada ao presidente Evo Morales. 
O descontentamento foi causado após o presidente ratificar uma série de normas que resultaram no fechamento da empresa estatal Enatex, que passava por problemas financeiros, além de mudanças no funcionamento de outras estatais, assim como dos direitos dos funcionários públicos. Agência Brasil 

ITÁLIA, ESTADOS UNIDOS E COLÔMBIA DESMONTAM CARTEL DE TRÁFICO DE DROGAS 

Uma megaoperação da Guarda de Finanças da Itália, da Polícia Nacional da Colômbia e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos desmantelou hoje (30/06) uma rede internacional de tráfico de drogas. 
Ao todo, 144 pessoas foram presas – sendo 33 na Itália e Colômbia – e cerca de 11 toneladas de cocaína foram apreendidas pelas autoridades dos três países. 
Se tivesse sido comercializada, a droga renderia cerca de 3 bilhões de euros (R$ 10,7 bilhões). 
A operação, batizada de “Dois Mares”, descobriu que o comando da rede na Itália estava a cargo dos irmãos Franco e Giuseppe Cosimo Monteleone, figuras já conhecidas pelos investigadores do setor e expoentes do ‘ndrina – a fação da máfia Ndrangheta que tem ramificações no exterior. 
Já os narcotraficantes latinos atuavam na região de Plati, na Itália, e de lá gerenciavam todo o cartel. De acordo com os investigadores, a rede tinha representantes também no Brasil, na Costa Rica, no Panamá, no Chile e na Venezuela. 
Os colombianos informaram ainda que, em seu país, alguns dos detidos eram membros do grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).