quinta-feira, 9 de março de 2017

MEIRELLES: SE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO FOR APROVADA, NÃO SERÁ O CAOS IMEDIATO

09/03/2017
Resultado de imagem para MEIRELLES: SE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO FOR APROVADA, NÃO SERÁ O CAOS IMEDIATO: CHARGES

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reconheceu nesta quarta-feira, 8, que se a reforma da Previdência não for aprovada pelo Congresso não haveria um “caos imediato” na economia brasileira e o problema surgiria com a insustentabilidade futura das contas públicas. 
Mas Meirelles está confiante com a aprovação do texto pelos parlamentares e reafirmou que não existe “Plano B” para a Previdência. 
“Se a reforma da Previdência não for aprovada, não será o caos imediato, mas será insustentável”, disse o ministro, ao ser questionado sobre a hipótese de o texto não ser aprovado pelo Congresso. 
“Acredito que será aprovado. Portanto, não cabe falar em Plano B”, comentou. 
Ao defender mais uma vez a reforma da Previdência, Meirelles lembrou que se a mudança não for aprovada e diante do teto dos gastos públicos já em vigor, “outras despesas passarão a ser pressionadas de forma forte”.
Isso acontecerá porque o teto de gastos imporá um limite global para os gastos e, sem a reforma, a Previdência continuará exigindo volume crescente de recursos. 
Questionado sobre qual deverá ser a reação das agências de rating caso o texto da reforma seja aprovado, Meirelles disse que é “inevitável” que haja melhora da nota brasileira no futuro porque o tema melhora a perspectiva das contas públicas, mas o ministro não se comprometeu com um calendário para essa melhora da perspectiva ou da própria nota brasileira. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).