quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CÂMARA VOTA HOJE DISTRITÃO E FUNDO ELEITORAL

16/018/2017
Resultado de imagem para Congresso corrupto: charges

Menos de 24 horas após a comissão especial encerrar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma política, o texto que institui o chamado distritão e cria o fundo público para financiamento das campanhas será analisado nesta quarta-feira, 16, pelo plenário da Câmara. 
A pressa expõe o desejo dos parlamentares em alterar as regras eleitorais já para 2018, principalmente criando uma fonte de financiamento, já que as doações empresariais estão proibidas. 
Para ter validade no ano que vem, a nova regra precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o fim de setembro. 
Apesar da decisão de antecipar a votação, definida em reunião de líderes de partidos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que só iniciará se houver um quórum de 490 deputados, considerado elevado. 
Para aprovar a PEC, são necessários 308 votos. Se houver o quórum, Maia admite aprovar o texto-base e deixar os destaques para depois. 
A previsão inicial era de que o tema, debatido por meio da PEC 77, fosse apreciado pelos parlamentares somente na semana que vem. Mas a avaliação nos bastidores é de que as críticas ao fundo público de R$ 3,6 bilhões ganham cada vez mais corpo e dificultariam sua aprovação na próxima semana. Estadão 
BZ-A criação desse “fundo” para financiar campanhas eleitorais dos políticos, é mais um tabefe dos deputados, na cara do povo brasileiro. Um escárnio. Apesar do que vem acontecendo nos últimos tempos, os políticos continuam legislando de costas para o povo, para as ansiedades da sociedade brasileira, contra a civilização, um futuro melhor para todos. Quanta insensatez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).